Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CFMV regulamenta telemedicina veterinária

CFMV regulamenta telemedicina veterinária
Academia Médica
jun. 30 - 2 min de leitura
000

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) acaba de regulamentar o uso de telemedicina para atendimentos veterinários no país. A Resolução nº 1.465 - publicada no Diário Oficial da União de ontem (29) – contém definições técnicas sobre o assunto, requisitos para o uso de modalidades previstas para atendimentos à distância e padrões técnicos e tecnológicos a serem adotados, sendo que a tecnologia empregada nos atendimentos deve ser registrada em prontuário.

Entre as modalidades previstas de telemedicina veterinária estão as de teleconsulta, telemonitoramento, teletriagem, teleorientação, teleinterconsulta (entre veterinários, para troca de informações e opiniões) e telediagnóstico. A regulamentação garante ao profissional médico veterinário autonomia de decisão quanto à possibilidade ou não do uso da telemedicina em cada caso específico.

O veterinário deverá “decidir com livre arbítrio e responsabilidade se as informações recebidas são qualificadas dentro de condições éticas e de protocolos de segurança digital suficientes para a realização do ato médico veterinário”, informa a resolução.

A resolução também prevê que os receituários de medicamentos sujeitos a controle especial somente serão válidos quando subscritos com assinatura eletrônica qualificada, por meio de certificado digital. Devem seguir normas editadas por órgãos e entidades reguladores específicos, como ministérios da Saúde; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Com informações da Agência Brasil.

Leia também:

Cabines de telemedicina apresentadas como solução temporária à falta de médicos na França

Testes buscam avaliar capacidade dos cães em detectar câncer de mama

 

Cãoterapia pode reduzir a dor e a ansiedade dos pacientes de emergência


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você