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Cabines de telemedicina apresentadas como solução temporária à falta de médicos na França

Cabines de telemedicina apresentadas como solução temporária à falta de médicos na França
Janine Diniz Fortuna
jun. 30 - 2 min de leitura
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Você já imaginou consultar um médico na farmácia ou na prefeitura da sua cidade sem hora marcada? A empresa francesa Medadom enviou uma proposta ao governo francês  para uma solução temporária em relação à crise de atendimento de emergências médicas que ocorre na França.

Trata-se da utilização pela população de cerca de 2200 terminais/cabines de teleconsultas ou telemedicina instalados  pelo país (geralmente em farmácias). Graças a dispositivos conectados com os quais os terminais estão equipados, o diagnóstico do médico é apurado e o paciente pode, se necessário, ser acompanhado . 

O que é teleconsulta e quando optar por ela? 

Foi no  contexto do coronavírus que se desenvolveu a teleconsulta, ou seja, a possibilidade de consultar um médico on-line. Hoje, é uma solução complementar para o acesso à saúde nos territórios.

De fato, os terminais de telemedicina permitem  hoje, na França, lutar contra os desertos médicos, enquanto 4 milhões de franceses vivem em uma área médica tensa (poucos médicos, nenhum clínico geral ou longo tempo de espera para conseguir uma consulta); além de evitar a superlotação nas salas de emergência, respondendo a emergências não programadas (não consideradas urgentes).

Quando optar pela telemedicina?

Pode-se consultar on-line para doenças que não requerem um exame físico completo, como uma infecção do ouvido, gastroenterite, renovação da prescrição, etc. 

Como está a procura

Reembolsada pelo Seguro Saúde (Assurance Maladie) desde setembro de 2018, a telemedicina  tem tido  uma procura e crescimento rápido desde o início da crise da Covid. Para continuar a acompanhar seus pacientes, os médicos descobriram esta prática durante os períodos de confinamento. Só entre 2019 e 2020, o número de consultas remotas aumentou mais de dez vezes em algumas regiões francesas, passando de 5 mil para 55 mil, de acordo com a Caisse primaire d’assurance maladie (CPAM).

Referências: 

La téléconsultation prête à changer de dimension

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