Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A pandemia alterará permanentemente a publicação científica?

A pandemia alterará permanentemente a publicação científica?
Gabriele Duarte
dez. 23 - 2 min de leitura
020

A pandemia da Covid-19 impactou de diversas formas os vários contextos sociais, financeiros, acadêmicos e científicos. Tanto no âmbito da busca por conhecer e compreender a dinâmica da doença causada pelo SARS- COV-2 como na pesquisa por soluções que minimizassem as consequências desencadeadas pelo novo coronavírus. Dessa forma, um dos ambientes mais estimulados e alterados permanentemente pela pandemia foi a produção científica e suas publicações.

Quando refletimos especificamente sobre a publicação científica surge um dos primeiros questionamentos, o qual é: se as alterações desencadeadas pela pandemia atual  no âmbito científico foram positivas ou negativas. Como um fator positivo destoante no contexto atual se nota a velocidade das pesquisas e suas publicações, valendo salientar, suas devidas revisões e seriedades. Outro fator positivo foi a democratização do conhecimento para a sociedade em geral , muitos periódicos e  editoras disponibilizaram acesso livre on-line  para os cidadãos possibilitando maior entendimento científico básico do novo coronavírus. 

Em relação aos fatores negativos vemos que muitas informações estão sendo disseminadas pelo meio digital, o que é facilitador no sentido de atingir um número maior de pessoas , mas traz o viés da confusão de informações quando difundidas rapidamente e sem a devida reflexão sobre as fontes destas.  Ainda se nota que a indústria da publicação científica necessita de maiores investimentos para os orçamentos de pesquisa o qual é um fator que deve ser defendido de forma estrutural dentro das instituições , não sendo motivado apenas pelo período da pandemia.

Como todas as situações que passamos nos causam mudanças, na publicação científica não seria diferente. Diante do momento atual podemos acreditar que as vicissitudes provavelmente atingiram o meio científico e irão permanecer, seja relacionadas ao modo de difusão das suas descobertas seja ao público alcançado  pelos meios científicos.

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você