Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ácido Fólico e defeitos do Tubo Neural: Atualizações USPSTF

Ácido Fólico e defeitos do Tubo Neural: Atualizações USPSTF
Academia Médica
ago. 3 - 3 min de leitura
000


Em recente comunicado, o US Preventive Services Task Force (USPSTF) reafirmou a sua recomendação de 2017 sobre a suplementação de ácido fólico para prevenir defeitos do tubo neural. Publicado na JAMA Network em 01 de agosto de 2023, a recomendação destaca a importância da suplementação de ácido fólico para pessoas que planejam ou que poderiam engravidar.

Os defeitos do tubo neural estão entre as malformações congênitas mais comuns nos EUA, com uma estimativa de 3000 gestações afetadas anualmente. Esses defeitos, que incluem espina bífida, anencefalia e encefalocele, são frequentemente causados por baixos níveis de folato, ou vitamina B9 no organismo da pessoa grávida. Essas condições podem resultar em morte e uma variedade de deficiências que afetam as crianças.

O folato é uma vitamina B solúvel em água encontrada em muitos alimentos, como vegetais de folhas verdes, frutas, nozes, legumes, frutos-do-mar, ovos, produtos lácteos, carne e aves. O ácido fólico é a forma sintética de folato encontrada em suplementos e alimentos fortificados. Estudos anteriores já mostraram que a suplementação de ácido fólico durante o período periconcepcional reduz o risco de defeitos do tubo neural nos descendentes.

Apesar da fortificação de alimentos com ácido fólico e das diretrizes de suplementação, a deficiência de ácido fólico ainda é uma preocupação nos EUA. Isso pode ser devido à ingestão dietética inadequada, má absorção intestinal, uso de medicamentos que interferem na função do ácido fólico e metabolismo prejudicado do folato.

O USPSTF reafirmou sua recomendação de 2017 após revisar a evidência para a suplementação de ácido fólico para prevenir defeitos do tubo neural e encontrou evidências convincentes de que os benefícios da suplementação superam substancialmente os danos. A Task Force não encontrou novas evidências substanciais que pudessem alterar sua recomendação.

Imagem:  US Preventive Services Task Force. Folic Acid Supplementation to Prevent Neural Tube Defects

Assim, a importância da suplementação de ácido fólico para todas as pessoas que planejam ou que possam vir a engravidar é reafirmada. Como prática clínica diária, é crucial que mantenhamos essas orientações do USPSTF em mente, tendo em vista a prevenção de defeitos do tubo neural e a promoção da saúde.😉

Para acessar a declaração na íntegra da USPSTF, em JAMA Network, clique aqui.



Leia também: 



Referências: 

  • US Preventive Services Task Force. Folic Acid Supplementation to Prevent Neural Tube Defects: US Preventive Services Task Force Reaffirmation Recommendation Statement. JAMA. 2023;330(5):454–459. doi:10.1001/jama.2023.12876

Denunciar publicação
    000

    Indicados para você