Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Alpha Squad, um esquadrão de peso para trazer conteúdos para a comunidade Academia Médica!

Alpha Squad, um esquadrão de peso para trazer conteúdos para a comunidade Academia Médica!
Academia Médica
abr. 3 - 8 min de leitura
000

Na Academia Médica, acreditamos que quanto mais dividimos nosso conhecimento, mas ele aumenta. O grande problema é que em um mundo transformado pelo excesso de informação, diferenciar o que é conhecimento do que é especulação, fake news, manipulação ou qualquer outro termo tão comum nos últimos tempo tem sido uma missão "quase" impossível.

Foi pensando nisso que selecionamos 7 acadêmicos de medicina de universidades de várias regiões do país para formarem a primeira equipe de traslação de conteúdo da Academia Médica. Queremos trazer o conhecimento científico de ponta de forma acessível a todos os médicos, profissionais da saúde e acadêmicos que nos seguem aqui na comunidade.

Nas próximas semanas essa equipe de voluntários irá trazer para você, leitor,  assuntos que serão definidos em nossa reunião de pauta semanal online e aprofundados com artigos científicos, pesquisas e entrevistas. As reuniões também vão contar com bate-papos entre os acadêmicos e profissionais que são referência na área da saúde.

 

Com vocês, a equipe Alpha Squad...

Reunião de pauta com a equipe de acadêmicos de medicina.

O nome escolhido para representar a primeira equipe de acadêmicos da Academia Médica foi Alpha Squad. A escolha, feita pelo grupo, veio a partir ideia de Squad (do inglês, esquadrão) que atualmente é utilizado como metodologia para angariar ideias que ajudem na resolução de problemas em um grupo multidisciplinar, no qual cada indivíduo traz sua experiência, qualificações e habilidades para contribuir com objetivos específicos.

Os squads, como podem ser chamados os membros da equipe, possuem autonomia em suas proposições e buscam trabalhar coletivamente e de maneira dedicada nos projetos propostos aproveitando a aptidão dos colaboradores, uma vez que congrega pessoas de lugares diferentes, trabalhando juntas, com os mesmo objetivos.

Abaixo você confere a apresentação dos membros da linha de frente do Alpha Squad da Academia Médica:

 

Barbara Figueiredo

Mineira de Patrocínio e caloura do curso de medicina na Universidade de Patos de Minas (UNIPAM), do 1º ano. Tenho experiência na Infantaria do EB e curto tripartição de poderes, maiêutica de Sócrates e MARVEL (rs). Quero muito ajudar a complementar os estudos de todos, e o meu também! 

 

Diego Arthur Castro Cabral

Sou acadêmico de medicina da Universidade Federal do Pará. O ambiente que a universidade federal proporciona é excepcional, e sempre estou envolvido em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, o foco principal (não o único) destas atividades envolve a neurociência, que é movido por meu desejo de me tornar um neurocientista. Além disso, nos tempos livres, gosto de desfrutar de filmes e séries (particularmente Star Wars e GoT), bem como acompanhar o mundo do futebol.

 

Eduardo Pavarino

Sou acadêmico de medicina na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Iniciei minha trajetória acadêmica em 2012 por meio de um bacharelado em Ciência da Computação no campus Ibilce-UNESP, onde tive o primeiro contato com  tecnologia e inovação aplicadas ao setor da saúde, apaixonando-me imediatamente por esse contexto. Em 2015 me formei e iniciei um mestrado em 2016 paralelamente a minha atuação no mercado de trabalho, mas abri mão de tudo para buscar o meu real propósito: atuar diretamente na transformação da saúde brasileira. Atualmente, como estudante de medicina da maior universidade do país, não consigo enxergar a saúde desatrelada da tecnologia e, por isso, busco formas de resolver sistematicamente problemas da saúde brasileira combinando o conhecimento da biologia humana com linhas de código e soluções propostas por pessoas de formações distintas dos cursos da saúde. Assim, me tornei sócio e cofundador da "Hackmed - Conference & Health Hackathon" junto com outros líderes para acelerar e fomentar a inovação em saúde no país. Por fim, atuo como Diretor do Departamento Científico da FMRP-USP como responsável pela organização do "XXI Congresso Médico Acadêmico" da FMRP-USP e como Diretor-Fundador da "Liga de Inovação em Saúde (LAIS)".

 

Felipe Dalvi

Sou engenheiro de computação, descobri ainda na faculdade de Engenharia que as pessoas são mais fascinantes do que as máquinas. Atualmente, sou acadêmico de Medicina da Universidade Federal do Estado no Rio de Janeiro (Unirio) e pesquisador em biologia de sistemas. Entusiasta da divulgação científica de qualidade, gosto de ler e escrever sobre a relação entre a mente e o corpo e adoro estudar idiomas. Entre Netflix e tentativas ainda frustradas de meditação, sempre sobra tempo para correr um pouco e ver o pôr do sol.

 

Fernando Schramm Neto

Tenho 20 anos e sou atual acadêmico em Medicina pela Universidade Salvador, pelo 4 semestre. Sempre gostei de ler e principalmente escrever. Ainda tenho algumas produções desde que eu era criança, rs. Encontrei, na Academia Médica, uma forma de expor tudo aquilo que eu pensava a respeito do que a faculdade não ensinou, de modo que houvesse um público, sobretudo da área da saúde para acompanhar. Além disso, acredito que essa comunidade auxilia a união de vários profissionais de diferentes partes do Brasil, a partir da disseminação de conhecimento mútuo.

 

Lara Gandolfo

Sou acadêmica de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Estudar medicina sempre foi um sonho, e sou grata a Deus por estar realizando ele. Gosto muito de ler poesias, conversar e conhecer pessoas e lugares, mas principalmente, conhecer as histórias que compõem a essência de cada um.  Para mim é um prazer imenso ajudar as pessoas. Além disso, gosto muito de aprender e estudar. Creio que isso é muito importante para todos, e crucial pra minha formação médica. Expandir horizontes e adquirir experiência.  Meu objetivo para a carreira na medicina é ser uma médica que sabe além da medicina, pois um médico que só sabe medicina, bom médico não é.  Participar desse grupo, me possibilita ir além.. além do que aprendo na graduação, além do que a faculdade esqueceu de ensinar.

 

Renata Campos Cadidé

Atualmente sou estudante de Medicina, em Maringá-PR. Mas tenho na bagagem uma primeira formação em Biomedicina, com pós-graduação com ênfase em Imunogenética. Atualmente me descobri Multipotencial e justamente esse fato me levou a começar a escrever aqui na academia Médica. Unir uma paixão antiga por contar histórias à carência de difundir os conhecimentos de pesquisa científica, de forma mais palpável, para a população geral, acabou refletindo em prosas, versos e textões sobre o que me aparece nessa trajetória de vida como futura médica. Sou apaixonada por aprender e ensinar, e principalmente por processos que envolvam criatividade atrelada a novas descobertas. Acredito na pluripotencialidade das ideias, no compartilhamento de projetos, e por fim, na colaboração trazendo soluções.

 

Alguém para inspirar

Nossa primeira reunião com toda a equipe Alpha Squad recebeu a participação da Dra. Cristina Veloso. Colaboradora com artigos aqui na Academia Médica há mais de 2 anos, a Cris, como carinhosamente gostamos de chamá-la, é Ginecologista e Obstetra, com especialização na área de Medicina Fetal. 

 

Dra. Cristina durante reunião de pauta com acadêmicos de medicina na Academia Médica.

Durante a conversa, a Cris contou como a sua determinação como acadêmica a levou a posição que ocupa hoje como médica em sua clínica, contou um pouco sobre sua experiência escrevendo para a Academia Médica e trouxe alguma reflexões:

  • O poder que temos para influenciar outras pessoas: estudos demonstra que uma pessoa introvertida pode influenciar até 10 mil pessoas.
  • A importância de ser autêntico: não tente modelar as pessoas, seja você mesmo e às influencie com suas ideia.
  • 95% do mundo é formado por ovelhas, seja você parte desses 5% que lideram elas.
  • Crise é sinônimo de oportunidade, aproveite o aprendizado e as mudanças que surgem a partir dela.
  • Líder é aquele que serve. Faça pelo outros e assim os inspire a te seguir!
  • Autorresponsabilidade é fundamental. Assumir a responsabilidade para si o faz crescer.

 

Esse projeto da Academia Médica é voluntário, tem duração de 2 meses e visa compartilhar o conhecimento do acadêmicos com a comunidade Academia Médica, bem como ensiná-los um pouquinho do que aprendemos ao longo dos últimos 8 anos.

Você é acadêmico e que participar da próxima equipe?
Publique seu texto na Academia Médica, você pode estar entre os convidados para a próxima turma.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você