Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

ANVISA aprova 1º registro de produto de terapia avançada para tratamento de câncer

ANVISA aprova 1º registro de produto de terapia avançada para tratamento de câncer
Academia Médica
fev. 23 - 3 min de leitura
000

Nesta quarta-feira (23), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o primeiro registro sanitário do Brasil para um produto de terapia gênica baseada em células T de receptores antígenos quiméricos (CAR). O produto é destinado ao tratamento de Câncer

Desenvolvido pela empresa Novartis Biociências S.A, o Kymriah é uma opção de imunoterapia moderna e personalizada para pacientes que fazem tratamento contra o câncer.  Em 2018, o produto foi aprovado pelo FDA, nos Estados Unidos e, além disso, também é liberado na Europa e no Japão.

Quem pode usar o Kymirah como terapia avançada para o tratamento de câncer?

Segundo a Anvisa, o Kymriah é um produto de terapia avançada recomendado para o tratamento de câncer de dois públicos: crianças e jovens adultos com até 25 anos. O tratamento é indicado para os seguintes tipos de câncer:

  • Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) de células B;

  • Linfoma Difuso de Grandes Células B (LDGCB).

Impactos da terapia avançada para tratamento de câncer

A aprovação do produto feito com células T representa um avanço significativo na vida das pessoas com câncer. A abordagem de tratamento é pioneira e moderna e, após analisar ensaios clínicos, a  Anvisa afirmou que essa imunoterapia apresenta taxas promissoras de  sobrevivência e remissão da doença.

Na prática, o tratamento de câncer com terapia avançada feito com esse produto funciona da seguinte forma: as células T do paciente são coletadas em equipamentos de saúde e enviadas a um laboratório no qual são geneticamente modificadas. Neste processo, os cientistas incluem um novo gene nas células (geralmente um receptor de antígeno quimérico ou CAR). A proteína direciona as células T e mata as células cancerígenas.

Critérios da Anvisa na aprovação do produto

Até liberar o 1º registro para o produto de terapia avançada no tratamento de câncer, a Anvisa avaliou uma série de documentos da Novartis em um período de 268 dias. O órgão sanitário também  considerou a Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) para avaliar os componentes ativos e o processo de fabricação do produto. 

Também foram acordadas medidas para responsabilização e controle quanto ao uso do produto entre a Novartis e a Anvisa. Ou seja: profissionais de saúde precisam ser treinados para fazer o manejo, a manipulação, a administração do produto e o monitoramento do paciente, com toda a assistência necessária antes e depois do tratamento.

Ei, médico, o que você achou sobre a novidade? Deixe seu comentário e conta para nós da Comunidade!

Artigos relacionados

Referência

  1. ANVISA. Anvisa aprova produto de terapia avançada para tratamento de câncer. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-aprova-produto-de-terapia-avancada-para-tratamento-de-cancer. Acesso em 23/02/2022.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você