{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Aplicativos Médicos - Guia HAS
[editar artigo]

Aplicativos Médicos - Guia HAS

A hipertensão arterial sistêmica é uma das patologias mais difíceis de manejar. Apesar de ser uma das patologias mais frequentes no mundo todo, muitos ainda tratam as Hipertensões primárias (quase 95% dos casos) de forma equivocada ou empírica. No anseio de uniformizar as informações, a startup curitibana MobiMed reuniu em um aplicativo (para IOS e Android) os guidelines presentes na VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial.

O aplicativo médico GUIA HAS é bem dividido e bastante interativo, podendo ser usado como e-book para acadêmicos de medicina, ou como um tira-dúvidas de médicos da atenção primária (Recém formados, Generalistas...). As informações nele contidas auxiliam em muito no tratamento de 90% das HAS que você terá em seu consultório. Para os 10% restantes você pelo menos estará apto para iniciar a pesquisa do diagnóstico, mas um especialista deve ser procurado pelo paciente (hipertensão secundária)..

Recursos:

Menu principal Menu principal

O menu principal do app é dividido em 7 tópicos, o que toma a tela inteira de seu smartphone, sem precisar "rolar" a tela.

  • Primeira consulta: aqui você encontra informações para a confirmação da hipertensão orientada para o raciocínio clínico (se HAS primária ou secundária), os primeiros exames laboratoriais que devem ser requisitados, hábitos de vida e seguimento.
  • Confirmando o Diagnóstico: nesse tópico são abordados a decisão terapêutica correlacionada com o risco que o paciente apresenta. Os exames de seguimento como o MAPA e as metas a serem atingidas;
  • Estratificação de risco: de forma bastante interativa, neste quesito você estratifica o risco quanto a Condições clínicas associadas, Lesões Órgão Alvo, Fatores de Risco e Estágios da HAS;
  • Exames complementares: sessão ótima para tirar dúvidas sobre qual exame utilizar e em qual momento.
  • Tratamento medicamentoso: um dos pontos fortes do aplicativo, o bulário é sucinto com informações diretas sobre a monoterapia, classe de medicamentos, drogas de associações fixas e quais delas são encontradas na farmácia popular
  • Informações ao paciente: um dos pontos fracos do aplicativo, neste tópico você encontra o peso adequado para a altura e a circunferência abdominal adequada para o sexo. Além disso há ilustrações para você acompanhar com seu paciente sobre hábitos de vida mais saudáveis. O sucesso do tratamento da HAS está nos hábitos de vida, portanto, pode ser uma alternativa para ilustrar, explicar e engajar o paciente ao tratamento.
  • Hipertensão secundária: cada um dos itens aqui presentes são capítulos inteiros da cardiologia, endocrinologia ou nefrologia. A partir disso, o aplicativo teve muito sucesso em definir como começar a procura da hipertensão secundária, enquanto o paciente aguarda a consulta com o especialista. Os meses que o paciente aguarda na fila do SUS ou do próprio plano de saúde não serão perdidos na abordagem de seu paciente.

Confira as telas do aplicativo

Prós

  • Conteúdo baseado na última diretriz brasileira de hipertensão, portanto correto
  • Bulário sucinto que realmente auxilia o médico quanto a dúvidas em posologias e dosagens
  • Interativo: as telas se conectam, ficando fácil ir de uma categoria para a outra

Contras

  • Aplicativo pago
  • As informações ao paciente poderiam ser de maior interatividade

Baixe para seu Gadget

iphone app store  google play available

Confira mais resenhas dos Aplicativos Médicos

 

 

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar