[ editar artigo]

Aplicativos Médicos - Guia HAS

Aplicativos Médicos - Guia HAS

A hipertensão arterial sistêmica é uma das patologias mais difíceis de manejar. Apesar de ser uma das patologias mais frequentes no mundo todo, muitos ainda tratam as Hipertensões primárias (quase 95% dos casos) de forma equivocada ou empírica. No anseio de uniformizar as informações, a startup curitibana MobiMed reuniu em um aplicativo (para IOS e Android) os guidelines presentes na VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial.

O aplicativo médico GUIA HAS é bem dividido e bastante interativo, podendo ser usado como e-book para acadêmicos de medicina, ou como um tira-dúvidas de médicos da atenção primária (Recém formados, Generalistas...). As informações nele contidas auxiliam em muito no tratamento de 90% das HAS que você terá em seu consultório. Para os 10% restantes você pelo menos estará apto para iniciar a pesquisa do diagnóstico, mas um especialista deve ser procurado pelo paciente (hipertensão secundária)..

Recursos:

Menu principal Menu principal

O menu principal do app é dividido em 7 tópicos, o que toma a tela inteira de seu smartphone, sem precisar "rolar" a tela.

  • Primeira consulta: aqui você encontra informações para a confirmação da hipertensão orientada para o raciocínio clínico (se HAS primária ou secundária), os primeiros exames laboratoriais que devem ser requisitados, hábitos de vida e seguimento.
  • Confirmando o Diagnóstico: nesse tópico são abordados a decisão terapêutica correlacionada com o risco que o paciente apresenta. Os exames de seguimento como o MAPA e as metas a serem atingidas;
  • Estratificação de risco: de forma bastante interativa, neste quesito você estratifica o risco quanto a Condições clínicas associadas, Lesões Órgão Alvo, Fatores de Risco e Estágios da HAS;
  • Exames complementares: sessão ótima para tirar dúvidas sobre qual exame utilizar e em qual momento.
  • Tratamento medicamentoso: um dos pontos fortes do aplicativo, o bulário é sucinto com informações diretas sobre a monoterapia, classe de medicamentos, drogas de associações fixas e quais delas são encontradas na farmácia popular
  • Informações ao paciente: um dos pontos fracos do aplicativo, neste tópico você encontra o peso adequado para a altura e a circunferência abdominal adequada para o sexo. Além disso há ilustrações para você acompanhar com seu paciente sobre hábitos de vida mais saudáveis. O sucesso do tratamento da HAS está nos hábitos de vida, portanto, pode ser uma alternativa para ilustrar, explicar e engajar o paciente ao tratamento.
  • Hipertensão secundária: cada um dos itens aqui presentes são capítulos inteiros da cardiologia, endocrinologia ou nefrologia. A partir disso, o aplicativo teve muito sucesso em definir como começar a procura da hipertensão secundária, enquanto o paciente aguarda a consulta com o especialista. Os meses que o paciente aguarda na fila do SUS ou do próprio plano de saúde não serão perdidos na abordagem de seu paciente.

Confira as telas do aplicativo

Prós

  • Conteúdo baseado na última diretriz brasileira de hipertensão, portanto correto
  • Bulário sucinto que realmente auxilia o médico quanto a dúvidas em posologias e dosagens
  • Interativo: as telas se conectam, ficando fácil ir de uma categoria para a outra

Contras

  • Aplicativo pago
  • As informações ao paciente poderiam ser de maior interatividade

Baixe para seu Gadget

iphone app store  google play available

Confira mais resenhas dos Aplicativos Médicos

 

 

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, especialista em Bioética

Ler matéria completa
Indicados para você