A hipertensão arterial sistêmica é uma das patologias mais difíceis de manejar. Apesar de ser uma das patologias mais frequentes no mundo todo, muitos ainda tratam as Hipertensões primárias (quase 95% dos casos) de forma equivocada ou empírica. No anseio de uniformizar as informações, a startup curitibana MobiMed reuniu em um aplicativo (para IOS e Android) os guidelines presentes na VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial.
O aplicativo médico GUIA HAS é bem dividido e bastante interativo, podendo ser usado como e-book para acadêmicos de medicina, ou como um tira-dúvidas de médicos da atenção primária (Recém formados, Generalistas...). As informações nele contidas auxiliam em muito no tratamento de 90% das HAS que você terá em seu consultório. Para os 10% restantes você pelo menos estará apto para iniciar a pesquisa do diagnóstico, mas um especialista deve ser procurado pelo paciente (hipertensão secundária)..
Recursos:
O menu principal do app é dividido em 7 tópicos, o que toma a tela inteira de seu smartphone, sem precisar "rolar" a tela.
- Primeira consulta: aqui você encontra informações para a confirmação da hipertensão orientada para o raciocínio clínico (se HAS primária ou secundária), os primeiros exames laboratoriais que devem ser requisitados, hábitos de vida e seguimento.
- Confirmando o Diagnóstico: nesse tópico são abordados a decisão terapêutica correlacionada com o risco que o paciente apresenta. Os exames de seguimento como o MAPA e as metas a serem atingidas;
- Estratificação de risco: de forma bastante interativa, neste quesito você estratifica o risco quanto a Condições clínicas associadas, Lesões Órgão Alvo, Fatores de Risco e Estágios da HAS;
- Exames complementares: sessão ótima para tirar dúvidas sobre qual exame utilizar e em qual momento.
- Tratamento medicamentoso: um dos pontos fortes do aplicativo, o bulário é sucinto com informações diretas sobre a monoterapia, classe de medicamentos, drogas de associações fixas e quais delas são encontradas na farmácia popular
- Informações ao paciente: um dos pontos fracos do aplicativo, neste tópico você encontra o peso adequado para a altura e a circunferência abdominal adequada para o sexo. Além disso há ilustrações para você acompanhar com seu paciente sobre hábitos de vida mais saudáveis. O sucesso do tratamento da HAS está nos hábitos de vida, portanto, pode ser uma alternativa para ilustrar, explicar e engajar o paciente ao tratamento.
- Hipertensão secundária: cada um dos itens aqui presentes são capítulos inteiros da cardiologia, endocrinologia ou nefrologia. A partir disso, o aplicativo teve muito sucesso em definir como começar a procura da hipertensão secundária, enquanto o paciente aguarda a consulta com o especialista. Os meses que o paciente aguarda na fila do SUS ou do próprio plano de saúde não serão perdidos na abordagem de seu paciente.
Confira as telas do aplicativo
Prós
- Conteúdo baseado na última diretriz brasileira de hipertensão, portanto correto
- Bulário sucinto que realmente auxilia o médico quanto a dúvidas em posologias e dosagens
- Interativo: as telas se conectam, ficando fácil ir de uma categoria para a outra
Contras
- Aplicativo pago
- As informações ao paciente poderiam ser de maior interatividade
Baixe para seu Gadget
Confira mais resenhas dos Aplicativos Médicos