Aplicativos Médicos : Med intoxicações
[editar artigo]

Aplicativos Médicos : Med intoxicações

Mais uma arma para você que está de plantão, não importa onde!

Alguns assuntos dentro da Medicina são famosos e discutidos exaustivamente, mas quando se trata de toxicologia / envenenamento o paradigma muda. Além de ser um tema abrangente, trata-se de um tópico que não é muitas vezes discutido durante o curso de Medicina, com enfoques práticos no atendimento e correlações com a clínica médica.

O aplicativo MedTox (para iPhone e Android), da carioca PEBmed, une algumas ferramentas e informações auxiliares no atendimento ao paciente com intoxicação exógena e orientações com relação à animais peçonhentos atendidos na emergência. Por tratar de um assunto que não é frequente no dia-a-dia dos prontos atendimentos (porém não raro), o aplicativo reúne informações que podem ser de grande valia no atendimento de Urgência e Emergência. Além disso, dispõe de calculadoras e informações sobre os principais CIDs relacionados à toxicologia e envenenamento.

O aplicativo fornece de forma prática algumas calculadoras médicas relacionadas com alterações em pacientes intoxicados e que não exige do médico atendente manter dois aplicativos abertos em seu Smartphone para informações e calculadoras ao mesmo tempo.

Apresenta informações laboratoriais e exames importantes para orientar condutas diante de cada uso específico além de informações sobre a dinâmica farmacológica e níveis séricos.

Oferece uma seção de condutas práticas, como lavagem gástrica, uso de carvão ativado, intubação orotraqueal, sedação e acidentes muito frequentes no atendimento em emergências, como raiva, tétano e mordidas.

De suma importância no atendimento toxicológico, fornece uma busca direta por antídotos de acordo com o componente em questão, além de informações clínicas a serem utilizadas durante a sua administração (como associações a outros medicamentos).

Prós:

  • Envolve várias ferramentas e informações sobre toxicologia de produtos químicos, fármacos, metais pesados além de informações com animais peçonhentos.
  • Em Português
  • Calculadoras pensadas para calculo da dose ingerida equiparando com a toxicidade.

Contras:

  • Aplicativo pago;
  • faltam algumas informações sobre inseticidas, raticidas, drogas de abuso e gases tóxicos.

Baixe para seu Gadget  

appstore  googleplay

Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você