[ editar artigo]

Aplicativos Médicos - Touch Surgery

Aplicativos Médicos - Touch Surgery

Aplicativos Médicos - Touch Surgery 5 estrelas

Uma das orientações das diretrizes curriculares nos cursos de medicina do mundo inteiro é a procura por meios tecnológicos que substituam o uso de animais no ensino da medicina. Isso tem se tornado uma obsessão para muitos, ainda mais agora em tempos de ecochatos que invadem laboratórios de técnica operatória país afora.

Algumas das maiores universidades do mundo se uniram de forma colaborativa, junto a empresa Kinetics para criar o aplicativo Touch Surgery. Stanford, Duke, Vanderbilt, Imperial College of London e a Darthmouth-Hitchcock, são algumas das gigantes da educação superior que abraçaram esta causa e colaboram com um meio curado para o aprendizado de técnicas cirúrgicas.

O aplicativo funciona como um ambiente virtual onde você aprende a técnica cirúrgica aplicando os movimentos necessários à sua performance utilizando a ponta dos dedos.

As animações e a interatividade garantem um bom método de fixação destes conteúdos, que devem ser aprendidos por acadêmicos e residentes.

Ainda são poucas as áreas contempladas. Além da ortopedia (visivelmente a que obteve mais recursos no aplicativo), você aprenderá técnicas cirúrgicas referentes à cirurgia geral, neurocirurgia e cirurgia plástica.

O aplicativo é pesado. Rodou bem no meu Motrola X e no iPad Mini. Teve algumas travas, que devem acontecer com mais frequência nos aparelhos menos potentes.

Segundo a própria descrição do app, ele foi desenvolvido para proporcionar o melhor treinamento cirúrgico a todos, em todos os lugares. E posso dizer que ele realmente cumpre isso.

Eles usam um processo chamado Simulação de Tarefas Cognitivas para quebrar em pequenos passos fundamentais o procedimento cirúrgico, assim como os pontos de decisão. O Touch Surgery Simulator ensina os passos e permite que você teste seus conhecimentos.

O Aplicativo

O aplicativo proporciona:

    • Ensino da cirurgia em um ambiente de realidade virtual com belíssimos Gráficos 3d.
    • Permite a acadêmicos, residentes e cirurgiões experientes a aprender, praticar e exercitar antes de operar um paciente vivo
    • Aprender as cirurgias passo-a-passo
    • Possui um roteiro de aprendizado individual que contabiliza todos os seus erros e acertos. Para seguir no treinamento você deve atingir ao menos 80%.

Prós

    • Aplicativo intuitivo, que transforma em um jogo o aprendizado de algumas técnicas cirúrgicas.
    • Para quem gosta de ortopedia, o aplicativo possui inúmeros procedimentos para você treinar
    • A interatividade é um ponto forte do app, pois realmente coordena seus movimentos com a ação desenvolvida
    • Altamente curado pelas maiores faculdades de medicina do mundo
    • Gratuito

Contras

    • Muitas especialidades ainda não foram contempladas. Entre elas a urologia, ginecologia e obstetrícia, Cirurgia Torácica e Cardíaca
    • Aplicativo em inglês
    • Bastante pesado. Roda apenas nos telefones mais potentes.

Baixe o App para seu smartphone e saia "operando".

googleplayappstore

 

 

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você