Artigos médicos - Read by QxMD
Todos os dias são publicados 75 trials e revisões sistemáticas em revistas científicas de medicina! Será que algum dia conseguiremos acompanhar as evoluções científicas da nossa profissão?
A resposta é obvia! É claro que não. Porém alguns sistemas nos permitem acompanhar aquilo que acontece dentro da nossa área de interesse, ou as atualizações das revistas científicas que mais gostamos ou que das que tem melhor "fator de impacto".
Esse é o caso do Read by QxMD. Ele é um aplicativo para Smart Devices (iPhone, iPad, Android), gratuito, que o auxilia na árdua tarefa de manter-se atualizado com as pesquisas científicas Médicas que são publicadas diariamente, no seu assunto de interesse ou no seu journal favorito.
É surpreendente o que ele pode fazer quando o assunto é atualização médica e pesquisa científica.
O Read QxMD possui conexão direta com o PubMed, então chega de procurar pela web um artigo para a sua pesquisa.
Possui uma interface amigável e intuitiva e acessa a literatura médica personalizando-a em uma revista científica pessoal
Estou usando ha alguns meses na revisão da literatura para o meu mestrado. Posso falar que me surpreendi pela qualidade do app. Além de ser fácil, com ele eu posso organizar o conteúdo dentro de pastas, baixar os pdfs gratuitos, e baixar os artigos pagos (se você possuir conexão com o Periódicos). Além disso, você pode distribuir os artigos selecionados entre os membros do seu grupo de pesquisa. Podemos ainda fazer comentários e destacar com um marca-texto as passagens de cada um que nos interessam.
Prós:
Aplicativo gratuito
Baixa os artigos para o seu ipad ou smartphone com apenas 1 clique
Atualiza com as últimas pesquisas que podem impactar na sua prática
Integrado com o PubMed
Acessa os artigos pagos através do proxy da instituição da qual você faz parte
Compartilha os artigos com seus pares através de email ou redes sociais
Organiza seus artigos em todos os dispositivos inteligente que você possui.
Contras:
Manda notificações diárias sobre novos artigos, as vezes em horários inapropriados, como durante a madrugada