Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

As vacinas contra a COVID-19 são seguras em pacientes oncológicos

As vacinas contra a COVID-19 são seguras em pacientes oncológicos
Academia Médica
nov. 18 - 3 min de leitura
000

As vacinas contra a COVID-19 já foram aplicadas em milhões de pessoas ao redor do mundo, principalmente na população em geral. No entanto, populações especiais como gestantes, crianças e pacientes oncológicos ainda permanecem com questões a esclarecer sobre sua efetividade imunogênica. Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores elaborou o estudo CANVAX para avaliar a efetividade das vacinas em pacientes oncológicos.

E como a pesquisa foi realizada?

Para entender melhor essa questão os pesquisadores realizaram um estudo de coorte prospectivo de adultos com câncer de órgão sólido ou hematológico para avaliar os níveis de anticorpos, sua atividade de neutralização e a reatogenicidade 7 dias após duas doses de mRNA-1273, BNT162b2, ou uma dose de Ad26.COV2.S. As respostas foram analisadas por regressão multivariada e foram incluídos dados de 1.638 controles saudáveis, relatados anteriormente, para comparação.

Resultados: a vacina é segura.

Os pesquisadores apresentaram dados de que o tipo de vacina que os participantes receberam foi um fator importante na indução de respostas imunológicas. Os pacientes que receberam a vacina da J&J tiveram respostas imunológicas consideravelmente mais baixas do que os participantes que receberam vacinas de mRNA - Pfizer e Moderna - consistente com o que foi observado anteriormente em controles saudáveis.

Coletivamente, no entanto, as respostas dos pacientes com câncer às três vacinas são prejudicadas de maneira pequena em relação às pessoas saudáveis, mas a maioria dos pacientes oncológicos tem respostas que podem ser suficientes para lhes proteger contra doenças graves. Desta forma, Esses dados sugerem que a realização de testes de anticorpos para identificar quais são os pacientes  que se beneficiariam de doses adicionais de vacina podem ser eficazes e apropriadas.

Artigos relacionados 


Quer escrever? Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

1. Slomski A. SARS-CoV-2 vaccines are safe and immunogenic in most people with cancer, according to study [Internet]. Medicalxpress.com. Medical Xpress; 2021 [cited 2021 Nov 18]. Available from: https://medicalxpress.com/news/2021-11-sars-cov-vaccines-safe-immunogenic-people.html ‌

2. Immunogenicity and Reactogenicity of SARS-CoV-2 Vaccines in Patients With Cancer: The CANVAX Cohort Study | Journal of Clinical Oncology [Internet]. Journal of Clinical Oncology. 2021 [cited 2021 Nov 18]. Available from: https://ascopubs.org/doi/10.1200/JCO.21.01891 ‌

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você