[ editar artigo]

Como funciona o Raio-X e a Tomografia Computadorizada

Como funciona o Raio-X e a Tomografia Computadorizada

Como funciona o Raio-X e a Tomografia Computadorizada

Uma das descobertas que mais colaboraram com o crescimento científico da medicina foi a descoberta dos Raios-X. Lógicamente esse fato propulsionou a ciencia como um todo, mas foi na arte de diagnosticar que ele foi amplamente utilizado.

Imaginem como era o tratamento de fraturas ou a ortopedia antes do Raio-x. As cegas, membros eram reduzidos e muitas vezes amputados pela falta de entendimento do que de fato acontecia com aquele osso e suas relações anatômicas.

De repente conseguimos, não apenas entender de ossos. Conseguimos identificar massas sólidas, inflamações, infecções, obstruções intestinais e tantas outras coisas que apenas a imagem podia nos provar que estavam ali. A propedêutica armada ganhou o seu maior aliado, que infelizmente durante seu entendimento também se tornou um vilão.

Por esse motivo trazemos esse vídeo do TedEd que mostra a história do Raio-X, como funciona e como seu entendimento culminou em máquinas como a Tomografia Computadorizada e o PET-CT.

A medicina nunca mais foi a mesma. Em breve falaremos mais sobre as tecnologias que utilizamos em nosso dia a dia.

Comentem logo abaixo sobre o que acharam deste vídeo. O que vocês gostariam de ver por aqui no Academia Médica.

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você