Como o fogo tornou nosso cérebro extraordinário?
Continuando o Movimento Fora da Caixa #MFC iniciado por nós da Academia Médica junto com o Crônicas de Anestesia, hoje trazemos um TED que explica o porque o nosso cérebro é tão privilegiado quando comparados aos outros animais. Não é o criacionismo que nos tornou o que somos, e a "nova" resposta é surpreendentemente simples.
Por décadas os cientistas falavam que possuíamos 100 bilhões de neurônios. Entretanto, quando Suzana Herculano-Houzel procurou a origem dos dados nas publicações científicas, ela não os achou. Então ela decidiu contar ela mesma, fazendo uma sopa de cérebros.
Parece absurdo, mas com os resultados ela pode estabelecer o número exato de neurônios que possuímos. Muito mais do que isso, ela conseguiu responder o que nos diferenciou dos outros mamíferos. Ou melhor ainda, o que nos diferenciou dos outros primatas.
Assista a seguir a palestra dela no TED Global de 2013, que demonstra que a ciência e o raciocínio é sim a melhor maneira de sermos disruptivos quando alguma coisa tradicionalmente aceita não parece correta.
O fogo e a roda sempre nos pareceram as principais invenções feitas pela humanidade, e vendo a palestra a seguir você percebera que o fogo foi a resposta para humanidade em sí.
Não esqueça de comentar a seguir.
Creditos da imagem que ilustra este post para Cook in brain
by adnrey em http://adnrey.deviantart.com/art/Cook-in-brain-31853492