[ editar artigo]

Como o fogo tornou nosso cérebro extraordinário?

Como o fogo tornou nosso cérebro extraordinário?

Como o fogo tornou nosso cérebro extraordinário?

Continuando o Movimento Fora da Caixa #MFC iniciado por nós da Academia Médica junto com o Crônicas de Anestesia, hoje trazemos um TED que explica o porque o nosso cérebro é tão privilegiado quando comparados aos outros animais. Não é o criacionismo que nos tornou o que somos, e a "nova" resposta é surpreendentemente simples.

Por décadas os cientistas falavam que possuíamos 100 bilhões de neurônios. Entretanto, quando Suzana Herculano-Houzel procurou a origem dos dados nas publicações científicas, ela não os achou. Então ela decidiu contar ela mesma, fazendo uma sopa de cérebros.

Parece absurdo, mas com os resultados ela pode estabelecer o número exato de neurônios que possuímos. Muito mais do que isso, ela conseguiu responder o que nos diferenciou dos outros mamíferos. Ou melhor ainda, o que nos diferenciou dos outros primatas.

Assista a seguir a palestra dela no TED Global de 2013, que demonstra que a ciência e o raciocínio é sim a melhor maneira de sermos disruptivos quando alguma coisa tradicionalmente aceita não parece correta.

O fogo e a roda sempre nos pareceram as principais invenções feitas pela humanidade, e vendo a palestra a seguir você percebera que o fogo foi a resposta para humanidade em sí.

Não esqueça de comentar a seguir.

 

Creditos da imagem que ilustra este post para Cook in brain
by adnrey em http://adnrey.deviantart.com/art/Cook-in-brain-31853492

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você