Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como um aplicativo de decisões clínicas pode ajudar acadêmicos de medicina

Como um aplicativo de decisões clínicas pode ajudar acadêmicos de medicina
Diego Arthur Castro Cabral
mai. 18 - 5 min de leitura
000

Sabemos que a rotina mais comum de um acadêmico de medicina é lotada de afazeres, e que todos devem ser executados com extrema eficiência. Quantas vezes já nos pegamos pensando que apenas 24 horas não são suficientes para darmos conta de provas, trabalhos, PBLs, carga horária complementar e tantas outras atividades extracurriculares? 

Quem nunca ficou mergulhado em trabalhos e provas e não teve tempo de estudar para os ambulatórios, uma atividade que deveríamos aproveitar ao máximo? Quantas vezes não conseguimos revisar o conteúdo de maneira prática, rápida e concisa antes de ir ao estágio da liga? A verdade é que nos vemos com cada vez menos tempo para contemplar o estudo de todas as áreas de nossa vida acadêmica.

É nesse cenário caótico, no qual somos reféns dos prazos, que um aplicativo de tomadas de decisões clínicas cai como uma luva para nos salvar! Sendo assim, hoje vou contar um pouco sobre a minha experiência com o aplicativo “Consulta + Rápida”, da Artmed.

appstore2Android-app-on-Google-play

Para início de conversa, vamos falar sobre a sua interface, que é extremamente intuitiva e fácil de usar. Na tela inicial, já somos levados a diversos ícones com os principais tópicos utilizados na rotina médica. Nesse menu podemos acessar conteúdos relacionados a doenças, exames laboratoriais, medicamentos, diagnóstico por imagem, procedimentos, calculadoras, consulta clínica e um tópico (sempre atualizado) sobre o novo coronavírus.

Ainda na tela inicial, há o recurso (fantástico, diga-se de passagem) da barra de pesquisa. Nela podemos consultar qualquer assunto, e o resultado já sai separado em tópicos. Então, se quisermos saber sobre quais exames são necessários para auxiliar o diagnóstico de uma vulvovaginite, por exemplo, é só digitar na barra de pesquisa e ir direto no tópico de exames laboratoriais – vai dizer que isso não pode salvar muito tempo nos ambus, UBS’s e PSMs da vida?

Mas, agora, vamos falar do que mais me agradou no aplicativo, que é seu conteúdo rico e extremamente conciso sobre as doenças. Quando pesquisamos qualquer doença, o app nos dá como retorno:

  1.  Definição da doença: é uma definição concisa e clara sobre a patologia.

  2. Epidemiologia: embora subestimada por muita gente, a epidemiologia é extremamente importante no diagnóstico de várias doenças.

  3. Etiologia: tópico bem completo e claro.

  4. Diagnóstico: tópico muito importante para a prática clínica de estudantes e médicos.

  5. Classificação: para doenças que têm várias apresentações clínicas.

  6. Manifestações clínicas: principais manifestações associadas às doenças.

  7. Manejo: tópico com as principais condutas para cada doença.

Essa ferramenta, que disponibiliza diversos tópicos sobre inúmeras doenças, é o meu acessório preferido, pois permite acelerar os atendimentos na prática clínica e, de quebra, me mantém sempre atualizado. Sendo assim, temos aqui uma grande possibilidade de ter em mãos uma enciclopédia concisa e clara sobre o que realmente devemos saber, não somente para otimizar nosso dia a dia, mas também poder executar a melhor prática clínica para nossos pacientes e seus familiares.

Outro tópico que me chamou atenção e que gostaria de destacar como uma das grandes vantagens do app é a presença de referências bibliográficas ao final de todos os tópicos sobre as doenças. Embora possa parecer um mero detalhe, ter em mãos as referências utilizadas na elaboração de cada conteúdo nos permite melhor avaliar cada conduta sugerida e também nos respaldar cientificamente sobre a terapêutica empregada em cada paciente.

Por fim, gostaria de destacar um detalhe muito importante para todos os acadêmicos e médicos: o seu custo-benefício. O app se apresenta como alternativa no mercado de soluções tecnológicas em tomada de decisões clínicas e é uma escolha bem mais em conta quando comparado aos preços dos apps que estão no mercado atualmente.

E, ainda nesse sentido de economia, utilizei o código disponível da Academia Médica e obtive 90 dias gratuitos para testar o app, além de 20% de desconto na minha assinatura (uhul!). Para ter o mesmo benefício que eu tive, você deve seguir os seguintes passos:

 

appstore2Android-app-on-Google-play

  1. Baixar o aplicativo (Google Play ou App Store)

  2. Selecionar a opção "Assinar"

  3. Clicar em "Participo de uma instituição parceira"

  4. Selecionar “Academia Médica”

  5. Informar o código ACADMED90

  6. Pronto! Você garantiu os seus 90 dias gratuitos e 20% de desconto

O acesso ao conteúdo médico que preciso, com a curadoria científica de uma das maiores editoras do país, ficou muito mais fácil. Após baixar e testar, conte para mim o que você achou deste app e como ele se encaixou na sua vida!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você