{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Como um artigo é aprovado para publicação?
[editar artigo]

Como um artigo é aprovado para publicação?

por Edmar Stieven Filho

O processo do peer review é o processo de avaliação dos artigos submetidos a revistas científicas. É através dele que será decidido entre a publicação em periódico ou a negação.

O peer review, ou revisão pelos pares, é um dos pontos fundamentais da diferenciação de um artigo científico de livros. O livro é a opinião do autor, o artigo é um experimento que passa pelo aval de seus pares antes de ser aberto ao público.

O primeiro passo do peer review é o envio do artigo para a revista científica de escolha do autor. O artigo vai para o editor da revista. Em casos de erros grosseiros o editor devolve o artigo imediatamente para o autor, liberando para o envio para outros periódicos:

 peer 2

Caso o editor se interesse pelo artigo ele pode enviar o artigo para assessores. Os assessores são normalmente experts no assunto abordado. Eles comentam o artigo e passam suas opiniões ao editor sobre publicar ou não:

peer 3

Com a opinião dos assessores, o editor toma a decisão final de enviar o artigo para publicação ou devolve-lo para o autor, liberando para envio para outro periódico:

peer 4 comp

O processo do peer review é uma das pedras fundamentais da ciência moderna. Ele diferencia revistas científicas de revistas sobre ciência.

peer 5

*Edmar Stieven Filho é professor de Ortopedia da Universidade Federal do Paraná, Mestre em princípios da Cirurgia pela Faculdade Evangélica do Paraná e Doutorando em Clínica Cirúrgica da Universidade Federal do Paraná.  É Cirurgião de Joelho no Hospital VITA, com experiência na área de Ortopedia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia do Joelho e Trauma do Esporte. É escritor e curador do Portal CTEA
.

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Fundador da comunidade Academia Médica, que desde 2012 tem o intuito de expandir os horizontes falando o que a faculdade esqueceu de nos contar.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar