A satisfação do paciente é uma medida crucial no campo da assistência médica contemporânea. Ela serve como um barômetro para os resultados de saúde, a lealdade do paciente e o desempenho financeiro das instituições de saúde. Uma pesquisa publicada em Patient Experience Journal , oferece uma visão mais aprofundada sobre como os comportamentos dos médicos impactam diretamente essa métrica vital.
Em uma análise abrangente da literatura acadêmica e prática existente, o estudo intitulado "Doctor behaviors that impact patient satisfaction" buscou explorar a relação entre o comportamento do médico e a percepção do paciente. Como previamente antecipado, a competência médica é altamente valorizada pelos pacientes. Contudo, a pesquisa revelou que outros comportamentos dos médicos, além da competência, são igualmente importantes e exercem influência na satisfação do paciente. Dentre esses comportamentos, destaca-se a acessibilidade do médico, as habilidades de escuta, o respeito pela dignidade do paciente, a qualidade da comunicação e, de maneira surpreendente, um senso de humor ou diversão.
A pesquisa também destacou que a idade do paciente desempenha um papel significativo na formação de suas percepções. Jovens adultos e indivíduos da terceira idade podem ter respostas diferentes aos comportamentos dos médicos. Por exemplo, os jovens adultos tendem a responder mais positivamente a médicos que mantêm uma abordagem leve e divertida, enquanto os indivíduos da terceira idade valorizam mais a empatia e a amizade.
Essas descobertas trazem insights significativos para a prática médica. Primeiramente, destaca-se a necessidade de os médicos equilibrarem sua competência com uma forte atuação em aspectos importantes da interação médico-paciente, como acessibilidade e habilidades de escuta ativa. Além disso, sugere que uma abordagem mais leve e divertida, quando apropriada, pode contribuir para uma percepção mais positiva dos pacientes sobre seus médicos. No entanto, deve-se ter cautela para garantir que isso não seja interpretado como insensibilidade aos problemas de saúde graves que alguns pacientes possam estar enfrentando.
O estudo indica que os médicos devem considerar a idade do paciente ao estabelecer a interação com ele. O ajuste da abordagem com base na faixa etária pode favorecer a relação médico-paciente, o que, consequentemente, pode levar a um aumento na satisfação do paciente.
No entanto, a satisfação do paciente é uma área complexa e necessita de pesquisas contínuas. Neste estudo, percepções valiosas podem orientar as práticas dos profissionais de saúde, sublinhando a necessidade de adaptar a abordagem, valorizar o aspecto humano na assistência médica e focar não apenas na competência técnica, mas também nas habilidades interpessoais.
No futuro, é provável que mais pesquisas sejam realizadas para explorar a interseção de fatores demográficos, como gênero e etnia, com comportamentos médicos e a influência de diferentes contextos de saúde na satisfação do paciente. Como tal, à medida que a prestação de cuidados de saúde evolui, nosso entendimento da satisfação do paciente também deve se desenvolver e se adaptar. 😉
Leia também:
Referência:
McFarland, D. C., Johnson Shen, M., Zaslavsky, J., Chao, C., & Peek, M. E. (2022). Correlates and outcomes of worries about medical care among patients with advanced cancer. Patient Experience Journal, 10(2), 176-185. Retrieved from https://pxjournal.org/journal/vol10/iss2/13/?mkt_tok=NzUzLVpWWC03MTYAAAGNWuTS0Z4pSchALQjmZuCtuDhB4twnyOsTg6SvAEQNkE1IbmiB9SrrO_rWDtKdZJ_mNSdTt2UBb_DRFJoZsrwezK6ykLBEXbOz