Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Consulta +Rápida: uma avaliação sobre o guia para decisões clínicas

Consulta +Rápida: uma avaliação sobre o guia para decisões clínicas
Guilherme Naves
jul. 1 - 7 min de leitura
010

* Leia esse texto até o final e confira o presente que preparamos para você, leitor da Academia Médica!

 

Não é novidade que cada vez mais os celulares têm feito parte do nosso dia a dia. Ligações, conversas no Whatsapp, fotos de casos clínicos e aplicativos de suporte a decisão clínica têm tornado a prática médica cada vez mais eficiente e definitivamente redesenhando a forma como exercemos a medicina. Por isso hoje vim aqui contar um pouco sobre um aplicativo que conheci recentemente: o Consulta +Rápida, da Artmed.

Acredito que há menos de 100 anos, nem os médicos mais entusiastas imaginariam que em “tão reduzido tempo” um aparelho com pouco mais de 300 gramas poderia carregar o conteúdo de centenas de livros, com uma facilidade de busca que torna qualquer dúvida instantaneamente resolvida. 

Quando falamos do meio médico, percebemos que o nicho de consultas mais rápidas vêm há muito tempo sendo explorado. Quem não se recorda do famoso Blackbook!? Quantas vidas não foram salvas graças a esse livro? Dúvidas na dose de um medicamento? Qual a sequência de intubação? Será que não estou esquecendo de algo importante?

Com o passar dos anos a quantidade de informação evoluiu drasticamente. Aquelas 300 e tantas páginas não suportavam mais o mínimo que todo médico precisa saber, e com a evolução dos nossos smartphones não demorou muito para que algumas empresas encontrassem uma solução e unissem a praticidade de um celular com a complexidade de condutas e conhecimento médico nos aplicativos de suporte a decisão clínica.

O médico aos poucos deixou de ser mero cliente e passou a ser protagonista na modelagem dos aplicativos e como uma demanda extremamente heterogênea, descobrimos que tem sempre espaço para mais um player. Com a revolução digital e a popularização dos PDFs/E-books as editoras tiveram que se adaptar, tornando seu conteúdo cada vez mais interativo e prático, uma vez que a migração para o digital se tornou uma tendência (seja por praticidade, seja por custo).

Recentemente esta mudança de paradigma fez com que a Artmed, gigante do mercado de livros médicos, trouxesse uma solução diferente para o suporte a tomada de decisão, o app Consulta +Rápida.

Com o objetivo de auxiliar os colegas médicos na decisão clínica, abaixo compartilho uma avaliação sobre o app Consulta +Rápida.
Você pode baixá-lo nas versões iOS e Android clicando nos links abaixo:

 

appstore2Android-app-on-Google-play

INTERFACE E USABILIDADE
Com um design clean e amigável o aplicativo baseia sua interface inicial em um menu de categorias com ícones e em um nível secundário por meio de listas. Uma sugestão de melhoria seria acrescentar o filtro instantâneo na barra de pesquisa o que ajudaria bastante, especialmente no item de medicamentos.

 

ACESSIBILIDADE
Um diferencial disponível no app é o ajuste de brilho e tamanho das letras nativos, que facilitam bastante a leitura e traz conforto ao usuário, sem precisar alterar as configurações de todo o celular. Algo que peca bastante neste aspecto é que muito conteúdo não fica disponível na versão off-line.

 

CONTEÚDO
O conteúdo disponível está aumentando de forma rápida em todo o app, abaixo segue um resumo de cada categoria com os principais pontos fortes e fracos.

  • Doenças

Diversas doenças são abordadas nesta categoria e o diferencial do filtro por especialidade no canto superior agiliza muito a busca. Ao clicar em alguma doença o layout de “livro resumido” é excelente para quem quer aprofundar no assunto de modo prático, além disso tabelas resumem os principais tópicos e facilitam a leitura dinâmica e um menu deslizável fixo no topo permite uma navegação mais rápida no conteúdo.

  • Sintomas e sinais

Indiscutivelmente é um dos grandes diferenciais do aplicativo, especialmente para alunos do internato e médicos que trabalham com atenção primária. Muitas vezes os pacientes apresentam sinais e sintomas inespecíficos e dificilmente conseguimos encontrar informações uteis de como prosseguir com a investigação destes pacientes.

Esta categoria auxilia muito nesses casos, a abordagem dos sintomas para doença é extremamente útil tanto para elaboração diagnósticos diferenciais como também para sintomas isolados e ou raros. O conteúdo é bem completo e na maioria dos casos propõe inclusive abordagens terapêuticas, servindo tanto para revisão como na prática de consultório.

  • Exames Laboratoriais

A maior parte dos exames laboratoriais encontra-se catalogados nesta lista. Em 1 ou 2 rolagens é possível ter um resumo completo de nomes e siglas, valores de referência, dicas de interpretação, quais amostras podem ser utilizadas, método de realização, fatores que podem interferir no resultado e o importante preparo do paciente.

  • Exames de imagem

A lista de exames de imagem ainda é pequena, mas o conteúdo é bem completo, com imagens claras e gráficos “de livro”. Além disso em várias sessões estão disponíveis bancos de imagem que ajuda muito.

Outro diferencial nesta categoria são as explicações sobre como os exames são realizados e a “física” por trás dos principais exames o que é útil tanto para quem quer ampliar sua cultura médica, como para quem quer se aprofundar na radiologia.

  • Calculadora e Procedimentos

Ainda em desenvolvimento as categorias de calculadora e procedimento contam com poucos itens o que torna essa categoria pouco útil no momento, mas com atualizações de conteúdo associadas ao design minimalista do aplicativo prometem ser uma forma prática de realizar cálculos ou relembrar procedimentos a beira do leito.

  • Consulta Clínica

Outra categoria que tem potencial de evolução é a de consulta clínica. Um verdadeiro resumo de pontos importantes durante uma consulta, como atestados, receituários, anamnese e exame físico, além de particularidades e especialidades como consulta geriatria.

  • Medicamentos

Esta categoria possui um grande número de medicamentos e assim como outros players apresenta grupo farmacêutico, nomes comerciais, apresentações, usos clínicos, contraindicações, posologia, modo de administração, interações medicamentosas e perfil de segurança.

Um diferencial nesta categoria é a presença de conservação e preparo, o que pode ser útil especialmente em medicações anestésicas, sedativas e vacinas, bem como o campo “comentário” que resumidamente apontas red flags daquela medicação.

Um ponto que peca bastante nesta categoria é ausência de busca dinâmica (filtro em tempo real) e o não reconhecimento da busca por nomes comerciais.

 

Conclusão

O aplicativo Consulta + Rápida vem com uma proposta diferente dos demais players do mercado, com enfoque em features diferenciais como o “Sintomas e Sinais” que promete ser uma ferramenta muito útil especialmente para prática em atenção básica e internos.

Os conteúdos completos também são excelentes para quem quer revisar algum conteúdo mais aprofundado e não quer ter que manter dezenas de livros baixados em seu dispositivo.

 


Quer experimentar o Consulta + Rápida?

Os leitores da Academia Médica tem 90 dias completamente gratuitos (isso mesmo, 90 dias!) para usar o aplicativo e mais 20% de desconto para conhecer essa nova ferramenta de suporte a decisão clínica. 

Para isso, você deve fazer os seguintes passos:

  1. Baixar o aplicativo
  2. Selecionar a opção "Assinar"
  3. Clicar em "Participo de uma instituição parceira"
  4. Selecionar “Academia Médica
  5. Informar o código ACADMED90
  6. Pronto! Você garantiu os seus 90 dias gratuitos e 20% de desconto

appstore2Android-app-on-Google-play


 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você