Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

COVID, Covid ou covid? Qual é o certo?

COVID, Covid ou covid? Qual é o certo?
Ana Letícia Boeno
out. 5 - 3 min de leitura
010

Já estamos há mais de um ano ouvindo, lendo e escrevendo quase que diariamente palavras como Sars-Cov-2, coronavírus e Covid-19. Essas palavras já fazem parte do nosso vocabulário e, infelizmente, ficarão em nossa memória por um bom tempo. 

Como gerente de conteúdo da Academia Médica, todos os dias recebo pelo menos um texto sobre o assunto, seja com boas notícias ou aquelas que não gostamos de publicar, mas é nossa responsabilidade veicular as informações da melhor forma possível. 

Em uma conversa informal com o editor-chefe outro dia, chegamos a um empasse: qual é a forma correta de escrever "covid-19"? 

Então fui pesquisar e trago para você o que dizem o VOLP, o TRF 3ª região e a OMS (na verdade não encontrei nenhuma normativa da OMS quanto à grafia, então acabei me baseando nos documentos oficiais sobre o assunto):

Segundo o Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa (VOLP) o correto é "covid-19" com c minúsculo. A justificativa é que

"covid-19 é o nome oficial da doença provocada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Do acrónimo inglês COVID (de coronavirus disease), o termo faz ainda referência ao ano em que a doença foi pela primeira vez identificada (2019)".

O VOLP, recomenda a escrita com letra minúscula uma vez que se trata de um nome comum de uma doença, e não de um nome próprio: covid-19, e não Covid-19.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região assume que 

A princípio, a grafia de “Covid” obedeceu à regra das siglas: “Com mais de três letras e pronunciáveis, as siglas devem ser grafadas com inicial maiúscula e o restante em minúsculo”. A partir do momento em que a sigla passou a dar nome à doença, “covid-19” tornou-se um substantivo comum grafado com letras minúsculas, como tantas outras doenças.

A OMS, em 2020, lançou um guideline com as diretrizes internacionais para certificação e classificação para a causa de morte em que diz que deve ser usado "COVID-19", tudo maiúsculo, e assim é feito em todo o documento, no site e publicações oficiais na internet.

Agora que temos as diretrizes brasileiras e a da OMS, conte para nós qual a forma você acha mais adequada. 

Nós da Academia Médica, por comunicar sobre saúde, iremos seguir a grafia usada pela OMS, qual seja COVID-19. Mas sinceramente, não vejo a hora de não precisar mais ler ou escrever sobre isso...


Você sabia que pode publicar na Academia Médica? Clique Aqui e saiba como.


Referências

Diretrizes Internacionais para a certificação e classificação para a causa de morte. https://www.who.int/classifications/icd/Guidelines_Cause_of_Death_COVID-19-20200420-PT_Apr_24.pdf?ua=1

Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa (VOLP)

COVID-19: masculino ou feminino https://www.trf3.jus.br/emag/emagconecta/conexaoemag-lingua-portuguesa/covid-19/

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você