{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Demografia médica 2015: Somos 432 mil no Brasil e estamos crescendo
[editar artigo]

Demografia médica 2015: Somos 432 mil no Brasil e estamos crescendo

Somos 432 mil médicos no Brasil e estamos crescendo

Acabou de ser lançado pelo CFM em conjunto com o CREMESP a terceira edição do Estudo Demografia Médica do Brasil (que você pode baixar AQUI). Somos Mais mas não quer dizer nem um pouco que somos melhores que há 2 anos atrás (data da última edição).

Somos 432 mil médicos habitando e trabalhando nas terras tuiniquins. As projeções demonstram  que este número deve aumentar a uma taxa líquida crescente nos próximos anos, ultrapassando 32 mil novos médicos por ano no ano de 2020.

Somos mais jovens e mais femininos também. A maior parte dos novos registros estão sendo realizados por jovens do sexo feminino, demonstrando sim a feminilização da profissão que hoje está em 42,5% de médicas. Entretanto, entre os médicos com 29 anos ou menos, as mulheres dominam o cenário e predominam com 56,2% do total de médicos inscritos em algum conselho de classe no Brasil.

registro de novos medicos segundo sexo

A maioria dos médicos são especialistas. O presente estudo demonstrou que 40% dos médicos brasileiros não são especialistas. Isso pode ser no gráfico a seguir:

demografia especialistas

Quase metade de nós temos 3 vínculos empregatícios ou mais e 3/4 possuem mais de um emprego:

vinculos empregatícios do médico

75% de todos os médicos do Brasil trabalham 40 horas ou mais. Destes, 43% trabalham mais de 60 horas por semana.

carga horária semanal dos médicos

Ganhamos em média 13.292 reais ( média feita utilizando a média ponderal de acordo com o centro de cada faixa salarial). Fiquei assustado como estou tão abaixo desta média...

quanto ganha um médico no brasil

Trabalhamos no sistema público, privado, e onde mais tiver trabalho:

onde os medicos brasileiros trabalham

Alguém vê aí nos itens citados entre os entrevistados, em que lugar aparece localização da faculdade ou local onde fiz residência médica? Respeito ao profissional e ao paciente são os fatores que mais influenciam na fixação do médico em uma localidade.

fatores que fixam o médico em uma regio e cidade

Ainda não conseguimos tempo para ler o documento na íntegra, mas ele é muito rico e funciona muito bem para pautar muitos dos assuntos de saúde no Brasil. Talvez nossos governantes também devam estudar este compêndio na íntegra, entretanto duvido muito que isso aconteça. Peço então a você médico, acadêmico de medicina ou vestibulando, que conheça a realidade da sua profissão. Esse é o primeiro passo para podermos avançar realmente em melhorias, sem o poulismo e demagogias que estamos calejados de experimentar em nosso país.

Acesse o documento na íntegra AQUI. Não deixe de comentar logo abaixo:

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar