Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicionário da Telemedicina: saiba o que significa cada conceito!

Dicionário da Telemedicina: saiba o que significa cada conceito!
Fernando Antônio Ramos Schramm Neto
mai. 6 - 4 min de leitura
000

A Telemedicina constitui-se como uma ideologia que vem sendo amplamente disseminado e aplicado em nosso país, contudo, tanto leigos como profissionais podem acabar não entendendo alguns conceitos relacionados a tal tema, por isso, fizemos um levantamento a respeito das principais palavras ligadas à Telemedicina, com seus respectivos significados. O objetivo é facilitar o entendimento e o aprendizado de todos aqueles interessados, iniciando pelo conceito da própria Telemedicina. Os significados foram retirados de acordo com o que estava previsto e escrito pela Resolução n°2.227/18. Confira!

Telemedicina

O exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde.

Teleconsulta

A consulta médica remota, mediada por tecnologias, com médico e paciente localizados em diferentes espaços geográficos. A teleconsulta subentende, como premissa obrigatória, o prévio estabelecimento de uma relação presencial entre médico e paciente, sendo que o estabelecimento de relação médico-paciente apenas de modo virtual é permitido para cobertura assistencial em áreas geograficamente remotas, desde que existam condições físicas e técnicas recomendadas e profissional de saúde. Devem ser garantidas as condições de segurança dos registros médicos, devendo ser encaminhada ao paciente cópia do relatório, assinado pelo médico responsável pelo teleatendimento, com garantia de autoria digital. Se da teleconsulta decorrer prescrição médica, esta deverá conter, obrigatoriamente, identificação do médico (incluindo nome, CRM e endereço), identificação do paciente, registro de data e hora e assinatura digital do médico.

Telediagnóstico

A transmissão de gráficos, imagens e dados para emissão de laudo ou parecer por médico com Registro de Qualificação de Especialista (RQE) na área relacionada ao procedimento.

Telecirurgia

A realização de procedimento cirúrgico remoto, mediado por tecnologias interativas seguras, com médico executor e equipamento robótico em espaços físicos distintos. Estabelece que o procedimento deve ser realizado em locais com infraestrutura adequada e que além do cirurgião remoto, um cirurgião local deve acompanhar o procedimento para realizar, se necessário, a manipulação instrumental.

Teleconferência de ato cirúrgico 

A teleconferência de ato cirúrgico, por videotransmissão síncrona, podendo ser feita para fins de ensino ou treinamento, desde que o grupo de recepção de imagens, dados e áudios seja composto por médicos.

Teletriagem

O ato realizado à distância por um médico para a avaliação dos sintomas e posterior direcionamento do paciente ao tipo adequado de assistência.

Telemonitoramento 

O ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento à distância de parâmetros de saúde ou doença, por meio de aquisição direta de imagens, sinais e dados de equipamentos ou dispositivos agregados ou implantáveis no paciente. O telemonitoramento pode ser implementado em comunidades.

Teleorientação 

O preenchimento à distância, pelo médico, de declaração de saúde para a contratação ou adesão a plano privado de assistência à saúde.

Teleconsultoria

O ato de consultoria mediada por tecnologias entre médicos e gestores, profissionais e trabalhadores da área da saúde, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre procedimentos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.

Se interessou em complementar sua formação na telemedicina? Então clique aqui e acesse nosso curso sobre telemedicina que a Academia Médica preparou para você.


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Referências

Conselho Federal de Medicina. Resolução n°2.227/18. Diário Oficial da União, 6 de fevereiro de 2019, Seção I, p. 58. Revogada.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você