Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicionário do COVID-19: Pandemia, Epidemia e Endemia

Dicionário do COVID-19: Pandemia, Epidemia e Endemia
Bruno Scarpellini
dez. 27 - 2 min de leitura
000

A OMS declararou um pandemia global pelo coronavírus. Mas você conhece as diferentes definições de Pandemia, Epidemia e Endemia? Vale lembrar que a epidemiologia é baseado em três fundamentos: individuo, tempo e local.

Fui ao Dicionário de Epidemiologia do John Last para ler e replicar aqui as definições

1) Epidemia: a ocorrência em uma específica comunidade ou região de casos de uma doença (ou comportamento relacionado a saúde ou outro evento relacionado a saúde) em um determinado tempo sendo que a quantidade/contagem destes eventos (casos) está muito acima do esperado. O número de casos indicando a presença de uma epidemia varia de acordo com o agente, tamanho e tipo de população exposta; experiencia prévia ou ausencia de exposição; e tempo e local de ocorrência. A epidemicidade é relativa a frequência usual de uma doença na mesma região, em uma mesma população na mesma época do ano. Um único caso de doença infecciosa ausente na população de longa data (ex:varíola) ou a primeira invasão de uma doença não reconhecida previamente em uma região necessita de notificação e dois casos desta mesma doença no mesmo local e período de tempo podem ser considerados uma epidemia e necessitam de investigação epidemiológica.

2) Pandemia: é uma epidemia ocorrendo mundialmente ou em uma área muito ampla, ultrapassando fronteiras internacionais e, habitualmente, afetando uma grande quantidade de indivíduos.

3) Endemia: a presença constante de uma doença ou agente infeccioso em uma determinada área ou grupo populacional. Pode se referir também a uma determinada prevalência de uma doença em uma área ou grupo de pessoas.

Dr. Bruno Scarpellini, é médico infectologista, revisor científico da Nature Scientific Reports, Fellow do American College of Physician, Doutor em Medicina. Atua com consultoria em Real World Evidence, Health Economics e Desenho de estudos longitudinais, pragmáticos e clínicos

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 145 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Nota do editor: este foi o nono texto mais lido da comunidade Academia Médica no ano de 2020 e foi publicado no dia 12/03/2020.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você