Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Entendendo a Síndrome Alpha-Gal

Entendendo a Síndrome Alpha-Gal
Academia Médica
dez. 14 - 4 min de leitura
000
A Síndrome Alpha-Gal (SAG) é um tipo de alergia alimentar que vem ganhando reconhecimento devido à sua relação primária com o consumo de carne vermelha de mamíferos, como vacas, porcos, cordeiros e cabras. Esta condição atraiu atenção significativa devido à sua causa única e ao crescente número de casos relatados.

Fonte:  Mollah F, Zacharek MA, Benjamin MR.

Uma publicação em JAMA Patient Page de 8 de dezembro de 2023, faz uma abordagem sobre a SAG. Esta condição é comumente associada a picadas de carrapatos, em particular o carrapato estrela-solitária nos Estados Unidos, embora outras espécies de carrapatos ao redor do mundo também possam transmiti-la.

Durante a picada, o carrapato injeta uma molécula de açúcar (galactose-alfa-1,3-galactose), também conhecida como alpha-gal, que leva à formação de um anticorpo. Como o alpha-gal está presente nas células da maioria dos mamíferos, os indivíduos afetados podem ter uma reação alérgica ao consumir esses produtos animais.

As reações alérgicas à SAG podem variar de leves a potencialmente fatais (anafilaxia) e geralmente ocorrem cerca de 2 a 6 horas após a ingestão de carne de mamíferos ou outros produtos derivados (como leite de vaca, queijo ou gelatina). Os sintomas podem incluir urticária; inchaço dos lábios, língua, garganta ou pálpebras; tosse; dificuldade para respirar; chiado no peito; azia; náusea ou vômito; dor abdominal; diarreia; ou diminuição da pressão arterial.

🌎 Prevalência e Grupos Afetados

Nos EUA, foram relatados 110.000 casos de SAG de 2010 a 2022; no entanto, muitos outros casos provavelmente não foram diagnosticados ou relatados. A SAG é mais frequentemente diagnosticada no sul, centro e leste dos EUA, mas casos foram relatados em todo o país e no mundo. A síndrome pode afetar crianças e adultos.

⚕️Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico da SAG é feito quando indivíduos têm uma reação alérgica tardia à carne vermelha ou a outros produtos de mamíferos, e exames de sangue revelam um anticorpo contra a molécula de açúcar alpha-gal. Sintomas leves da alergia são comumente tratados com medicação antialérgica. Reações mais graves são tratadas com injeção intramuscular de epinefrina e podem exigir terapias adicionais no departamento de emergência. Pessoas diagnosticadas com SAG geralmente recebem uma autoinjetor de epinefrina para uso em caso de reação alérgica grave.

💙 Prevenção

A SAG pode ser prevenida evitando áreas gramadas, arbustivas e arborizadas onde os carrapatos costumam viver. Quem estiver ao ar livre nessas áreas deve andar no centro das trilhas, usar repelentes registrados pela Agência de Proteção Ambiental (EPA), vestir roupas que cubram a pele exposta e aplicar inseticida (permetrina) em roupas e equipamentos.

Após retornar para ambientes fechados, é importante verificar a pele e as roupas em busca de carrapatos. Se um carrapato for encontrado no corpo, deve ser removido com pinças de ponta fina, segurando-o próximo à pele e puxando para cima com pressão constante e uniforme.



Referência: 

Mollah F, Zacharek MA, Benjamin MR. What Is Alpha-Gal Syndrome? JAMA. Published online December 08, 2023. doi:10.1001/jama.2023.23097


Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!



Leia também: 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você