O que você vai encontrar nesse texto:
- Os responsáveis pela pesquisa e seus achados
- Como foi avaliado e como poderá ser usado
- As funcionalidades e características do equipamento
Pesquisadores e engenheiros norte-americanos e coreanos do Instituto de Tecnologia da Georgia nos Estados Unidos e do Hospital Universitário Nacional de Chungnam na República da Coreia descreveram um método de ausculta cardiopulmonar que é contínua, remota e fornece os dados em tempo real.
No artigo publicado na revista Science Advances, os cientistas usaram um dispositivo wearable com aprendizado de máquina integrado para automatizar diagnósticos de quatro tipos de ausculta pulmonar, como: crepitação, sibilos, estridor e roncos, com 95% de acurácia.
O sistema pode ser aplicável em estudos do sono para detectar distúrbios respiratórios e apneia do sono. O estetoscópio digital pode converter ondas sonoras em elétricas, amplificando os sons não audíveis naturalmente pelos estetoscópios convencionais. Dessa maneira, o estetoscópio digital tem uma sensibilidade maior e por isso, consegue diagnosticar doenças cardiopulmonares em seu início precoce.
No estudo, os pesquisadores introduziram o estetoscópio wearable no ambulatório de cardiomiopatia e coletaram os dados cardiorrespiratórios com precisão durante as atividades diárias dos pacientes. Em seguida, eles melhoraram a qualidade do som captado para minimizar os circuitos e tornar o dispositivo mais compacto para treinar um modelo de machine learning. Além disso, os autores também desenvolveram um aplicativo de dispositivo móvel fácil de usar para gravar sons cardíacos e pulmonares e carregar as informações da ausculta de forma remota e segura.
O dispositivo auscultatório possui um gel de silicone interno e uma fina camada condutora acoplada que auxilia na ausculta cardíaca e respiratória com o contato com a pele. O dispositivo possui recursos a prova d’agua e transpiração para uso de longo prazo. O sistema é capaz de monitorizar a ausculta a cada 5 minutos e atua mesmo quando o paciente anda ou fica em pé.
Artigos relacionados
Estudo comprova que dispositivo wearable específico é capaz de retardar a ejaculação precoce
Os Wearables da Saúde – Conseguiremos domar esta “fera”?
Referências
JEEWANDARA, Thamarasee. A soft wearable stethoscope designed for automated remote disease diagnosis. Disponível em: https://medicalxpress.com/news/2022-06-soft-wearable-stethoscope-automated-remote.html. Acesso em: 03 jun. 2022.
Sung Hoon Lee et al, Fully portable continuous real-time auscultation with a soft wearable stethoscope designed for automated disease diagnosis, Science Advances (2022). DOI: 10.1126/sciadv.abo5867
Pranav Gupta et al, Precision wearable accelerometer contact microphones for longitudinal monitoring of mechano-acoustic cardiopulmonary signals, npj Digital Medicine (2020). DOI: 10.1038/s41746-020-0225-7