[ editar artigo]

Estudo tenta entender motivo pelo qual células cancerígenas precisam importar gordura

Estudo tenta entender motivo pelo qual células cancerígenas precisam importar gordura

Estudo desenvolvido por pesquisadores da Columbia University e do MIT (Massachusetts Institute of Technology) tenta entender por que muitas células cancerígenas precisam importar gordura para crescer. O assunto foi tratado em artigo da revista Medical Xpress, sendo que a pesquisa visa colaborar com o desenvolvimento de novas soluções para inibir o crescimento de tumores.

Segundo a publicação, os nutrientes ingeridos pelas pessoas - como a gordura dos alimentos e o oxigênio obtido através da respiração - provavelmente desempenham um papel essencial no crescimento das células cancerígenas.

“O oxigênio é mais conhecido por seu papel na produção de energia no corpo. Porém, ele também fornece poder oxidante para as reações químicas que conduzem à síntese de biomoléculas necessárias para a construção de novas células. Muitas reações biossintéticas requerem um cofator chamado NAD+. Quando falta oxigênio, as células não podem regenerar o NAD+ promotor de crescimento, sendo que suas principais reações sintéticas são interrompidas”, diz a publicação.

O estudo descobriu que as células cancerígenas hipóxicas geralmente têm mais energia do que precisam para o crescimento. Quando foram fornecidos a elas nutrientes extras para geração de energia, elas não responderam. “Já quando os pesquisadores usaram vários métodos para desobstruir as vias biossintéticas inibidas pela falta de oxigênio, as células aumentaram a proliferação de forma robusta”.

Segundo o líder da pesquisa, o professor de biologia de sistemas da Columbia University, Dennis Vitkup, experimentos demonstraram que até 30% do oxigênio usado pelas células cancerosas não é para geração de energia, mas para sintetizar gorduras. O próximo passo é tentar identificar os receptores que as células cancerígenas usam para importar gorduras em diferentes tumores e quais deles podem ser alvos de medicamentos.

Com informações da Medical Xpress.

Leia também:

Disseminação metastática do câncer de mama acelera durante o sono

Quatro áreas de inovação em saúde impulsionadas pela pandemia

Cabines de telemedicina apresentadas como solução temporária à falta de médicos na França

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você