[ editar artigo]

Frases Médicas #53

Frases Médicas #53

"Frases médicas" é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades.

Sinta-se à vontade para usar as frases em seus slides e propagar essas reflexões de grandes mestres da área médica! Inspire-se!


“O primeiro dever da inteligência é desconfiar dela mesma.”

Albert Einstein foi um físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. Autor dos livros "Meus últimos anos: Os escritos da maturidade de um dos maiores gênios de todos os tempos." e "A Teoria da Relatividade Especial e Geral."

 

"Qualquer homem que não se torne proficiente em pelo menos duas línguas além da sua é um tolo."

 

Martin H. Fischer foi médico, fisiologista e escritor americano, nascido na Alemanha e conhecido por seus comentários expressivos sobre a arte e a prática da medicina. Foi o primeiro instrutor em fisiologia na Universidade da Califórnia e Professor de Fisiologia na Universidade de Cincinnati. Autor dos livros “Nephritis” e “Soaps and Proteins”.

 

“Se o peso da mortalidade não se torna mais leve, pelo menos fica mais familiar?”

Paul Kalanithi foi um neurocirurgião e escritor indiano-americano. Diagnosticado com câncer de pulmão em estágio IV aos 36 anos de idade em 2013, Kalanithi concluiu a residência em neurocirurgia Stanford University em 2014. Durante o pós-doutorado em neurociência, escreveu mais de vinte publicações científicas e recebeu o maior prêmio de pesquisa da American Academy of Neurological Surgery. É autor de “O último sopro de vida”,  livro publicado postumamente com as memórias sobre sua vida e doença. Kalanithi morreu em março de 2015.

 

"Medicina é uma ciência de incerteza e uma arte de probabilidade."

William Osler (1849 – 1919) foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Aequanimitas” e “The Evolution of Modern Medicine”. Osler aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

 

“Onde hoje as pessoas navegam na web e checam seus e-mails em seus celulares, amanhã eles vão checar seus sinais vitais.”

Eric Topol é um cardiologista americano, geneticista e pesquisador de medicina digital. Topol acredita que o mundo digital - a Internet, a nuvem, a supercomputação e as redes sociais - está rompendo os remédios para fora do seu casulo. É uma convergência que já era vista em outros setores da vida, mas não na esfera da saúde e da medicina. É autor dos livros "Deep Medicine", "The Creative Destruction of Medicine" e “The Patient Will See You Now”.

 

“Quem pensa pouco, erra muito.”

Leonardo da Vinci (1452 — 1519) se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Como uma das figuras mais importantes do Renascimento, Leonardo desenhou estudos sobre o esqueleto humano e suas partes, bem como os músculos e nervos, o coração e o sistema vascular, os órgãos sexuais, e outros órgãos internos. Ele fez um dos primeiros desenhos científicos de um feto no útero. Sua trajetória foi traduzida nas obras literárias: “Leonardo da Vinci” (biografia), “Leonardo da Vinci. Obra Completa de Pintura” e “The Notebooks of Leonardo Da Vinci Complete“.


 

Gostou das frases médicas? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas também estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Escrever" e compartilhe seu conhecimento com a gente!

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler matéria completa
Indicados para você