Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Frases Médicas #56

Frases Médicas #56
Academia Médica
mar. 31 - 5 min de leitura
000

"Frases médicas" é uma iniciativa da Academia Médica que começou nas redes sociais (Facebook e Instagram) com o objetivo de trazer para reflexão outros pontos de vista sobre a medicina. Toda semana você irá acompanhar aqui citações de profissionais da área de saúde e de outras personalidades.

Sinta-se à vontade para usar as frases em seus slides e propagar essas reflexões de grandes mestres da área médica! Inspire-se!


“É realmente algo muito estranho que todos nós, em graus variados, temos música em nossas cabeças.”

Oliver Sacks foi um neurologista, escritor e professor de neurologia na NYU School of Medicine. O New York Times se referiu a ele como "o poeta laureado da medicina". Sacks é mais conhecido por suas coleções de histórias de casos neurológicos, incluindo “O homem que confundiu sua mulher com um chapéu”, “Um antropólogo em marte”, “Gratidão” e “Tempo de despertar”, seu livro sobre um grupo de pacientes que sobreviveram à epidemia da grande epidemia de encefalite do início do século XX, que inspirou o longa-metragem nomeada pelo Oscar, estrelado por Robert De Niro e Robin Williams.

 

“Tudo que está no plano da realidade já foi sonho um dia.”

Leonardo da Vinci (1452 — 1519) se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Como uma das figuras mais importantes do Renascimento, Leonardo desenhou estudos sobre o esqueleto humano e suas partes, bem como os músculos e nervos, o coração e o sistema vascular, os órgãos sexuais, e outros órgãos internos. Ele fez um dos primeiros desenhos científicos de um feto no útero. Sua trajetória foi traduzida nas obras literárias: “Leonardo da Vinci” (biografia), “Leonardo da Vinci. Obra Completa de Pintura” e “The Notebooks of Leonardo Da Vinci Complete“.

 

“Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.”

Oscar Wilde (1854 — 1900) foi um influente escritor, poeta e dramaturgo britânico de origem irlandesa. Depois de escrever de diferentes formas ao longo da década de 1880, tornou-se um dos dramaturgos mais populares de Londres, em 1890. Hoje ele é lembrado por seus epigramas e peças, além da autoria dos livros “O Fantasma de Canterville” e “O retrato de Dorian Gray”.

 

"O auto-conhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se ‘tornou consciente de si mesma’, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento."

Burrhus Frederic Skinner (1904 — 1990) foi um autor e psicólogo norte-americano que conduziu um trabalho pioneiro no campo da psicologia experimental e foi um dos defensores do behaviorismo, corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia até os anos 1950. É autor de livros como "Ciência E Comportamento Humano", "Psychologists and Their Theories for Students", “About Behaviorism”, entre outros.

 

 

"O primeiro degrau para o sucesso em qualquer trabalho é o interesse por ele."

William Osler (1849 – 1919) foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Aequanimitas” e “The Evolution of Modern Medicine”. Osler aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

 

“Nenhum homem realmente produtivo pensa como se estivesse escrevendo uma dissertação.”

Albert Einstein foi um físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral, um dos pilares da física moderna ao lado da mecânica quântica. Autor dos livros "Meus últimos anos: Os escritos da maturidade de um dos maiores gênios de todos os tempos." e "A Teoria da Relatividade Especial e Geral."


 

Gostou das frases médicas? Você pode usá-las em seus slides para inspirar outras pessoas em suas apresentações. Elas também estão disponíveis em nossas redes sociais (FacebookInstagramTwitter e Linkedin). Compartilhe!

Conhece alguma frase de profissionais da área de saúde ou de outras personalidades que também pode inspirar a reflexão sobre diferentes pontos de vista da medicina? Conte-nos sobre ela nos comentários.

Para acompanhar as próximas frases, siga a tag FRASES MÉDICAS, clicando aqui.

 

Quer indicar algum livro sobre medicina que você gostou de ler? Aqui na Academia Médica você tem espaço para isso. Clique em "Escrever" e compartilhe seu conhecimento com a gente!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você