[ editar artigo]

"Ikiru" de Akira Kurosawa e a burocracia como força desumanizadora

Depois de relacionar "A morte de Ivan Ilitch" com as novelas da globo e com Charles Dickens, dessa vez, falamos sobre um dos titãs da história do cinema: Akira Kurosawa, que dedicou quase 70 anos da sua vida em produções da sétima arte. Prepare a sua katana e a sua armadura, para descobrir como os filmes de samurai de Kurosawa influenciaram blockbusters que vão de Guerra nas Estrelas a Matrix, de O Resgate do Soldado Ryan a Kill Bill. 

Também vamos falar com carinho de "Ikiru", a adaptação cinematográfica da obra de Tolstoi,  um filme que vai deixar seu coração quentinho, ainda que sua crítica à burocracia nos leve a refletir sobre a desumanização, a frieza e até mesmo os genocídios do século XX. Vamos analisar como a obra de Tolstói foi ressignificada através do contexto histórico, político e social representado na película.

 

Aaah, se quiser assistir o filme, visite o www.literaturaviral.com.br  e vá até a sessão "Leia o conto": lá você encontrará fotos e um link direcionando ao filme, além de alguns dos textos e imagens mencionados no podcast. 

Academia Médica
Áureo Lustosa Guérios
Áureo Lustosa Guérios Seguir

Sou doutor pela Universidade de Pádua e ministro os cursos de Humanidades Médicas e História da Saúde daqui na Academia Médica. Também produzo o podcast Literatura Viral, em que falo de modo descontraído sobre doenças, história e a arte.

Ler conteúdo completo
Indicados para você