Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Importação e uso de vacina e antiviral contra varíola dos macacos são aprovados pela Anvisa

Importação e uso de vacina e antiviral contra varíola dos macacos são aprovados pela Anvisa
Academia Médica
ago. 29 - 2 min de leitura
000


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar por unanimidade a dispensa de registro para que o Ministério da Saúde (MS) importe e utilize no Brasil a vacina Jynneos/Imvanex, contra a varíola dos macacos (Monkeypox). Em outra decisão unânime, a agência também autorizou a dispensa de registro para importação e uso do antiviral Tecovirimat para tratamento da doença.

A vacina contém o vírus vaccínia modificado, cepa Ankara. Da empresa Bavarian Nordic A/S, é fabricada na Dinamarca e na Alemanha. Apesar de ser o mesmo produto, o imunizante tem nomes diferentes nos Estados Unidos (Jynneos ) e na Europa (Imvanex). É destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de validade de até 60 meses, quando conservado entre -60°C e -40°C.

A decisão da Anvisa teve como base o relatório de avaliação da agência americana Food and Drug Administration (FDA) para a vacina Jynneos, as informações públicas emitidas pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA) e pela agência do Reino Unido (National Health Service – NHS), além da bula, dizeres de rotulagem e demais documentos apresentados pelo Ministério da Saúde.

Sobre a autorização do antiviral, ela se aplica ao medicamento Tecovirimat em concentração de 200 mg, na forma farmacêutica cápsula dura, uso oral, prazo de validade de 84 meses e indicado para o tratamento de doenças causadas pelo Orthopoxvirus em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg.

“O produto a ser importado é o mesmo autorizado nos Estados Unidos para a empresa Siga Technologies, fabricado pela Catalent Pharma Solutions, localizada em Winchester, Kentucky”, informa a Anvisa.

A dispensa de registro dos produtos é temporária, com validade de seis meses. Porém, em caso de necessidade, ela pode ser revogada pela Anvisa.

Com informações de Agência Brasil.

Leia também: 


Centros de reprodução assistida são orientados em relação à varíola dos macacos

Ministério da Saúde orienta equipes sobre atendimento primário a casos de monkeypox

OMS emite alerta sobre doações de sangue por pessoas infectadas pela varíola dos macacos

Pesquisadores acreditam que sêmen pode ser veículo para infecção por varíola dos macacos







Denunciar publicação
    000

    Indicados para você