A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de emitir um alerta relativo à triagem de doadores de sangue em meio ao crescente número de casos de varíola dos macacos (Monkeypox) no mundo. O mesmo foi divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Embora não haja confirmação científica sobre a transmissão da doença por meio de sangue, tecidos, células e órgãos, algumas medidas foram recomendadas de forma preventiva. Quem foi infectado não deve doar sangue até o desaparecimento dos sintomas e de lesões na pele. O prazo mínimo da restrição é de 21 dias após o início dos sintomas”, informa a agência.
As doações também devem ser suspensas pelo mesmo período entre pessoas que tiveram contato com pacientes infectados, mesmo que eles sejam assintomáticos ou não tenham apresentado febre e lesões na pele.
A transmissão da doença pode acontecer através de abraço, beijo, massagens, relações sexuais e secreções respiratórias, assim também como por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pela pessoa infectada.
Com informações de Agência Brasil.
Leia também:
Governo orienta equipes de saúde sobre atendimento primário a casos de varíola dos macacos
Varíola dos macacos - genética e mutações
Pesquisadores acreditam que sêmen pode ser veículo para infecção por varíola dos macacos
Varíola dos macacos está evoluindo de forma mais rápida do que o esperado
Pesquisadores tentam entender aspectos sexuais da disseminação da varíola dos macacos