[ editar artigo]

A Varíola e o jeito certo de contar uma história sanitária

A Varíola e o jeito certo de contar uma história sanitária

Realmente não tem nada de engraçado nos momentos que lidamos com pandemias. Os números extremamente altos de infectados e de mortos por elas deixam chagas que demoram décadas para serem resolvidas. 

Agradeço à Ana Panigassi que compartilhou esse conteúdo comigo no grupo do nosso programa matinal Troca de Plantão e possibilitou que eu conhecesse o ensino da saúde pública com o uso de fantoches, talk show, programa de quiz e um story telling maravilhoso

O curso da história da humanidade muda de forma drástica e grandes descobertas e desenvolvimentos aparecem em momentos como esse. Há um jeito bastante produtivo e engraçado de contar essas histórias e tirar um grande proveito disso no engajamento de populações.

Foi assim com o HIV, com a Cólera e, claro com a Varíola... 

Uma coisa extremamente comum em cada uma das pandemias vividas pela humanidade é que demora muito tempo para que os dotados de poderes sejam convencidos de que atitudes sejam tomadas antes mesmo que as doenças com potencial pandêmico se alastrem. 

A história é repleta de exemplos caóticos como este que estamos vivendo e é na história que vemos que sempre existe a possibilidade de que encontremos um caminho para resolver os problemas em questão.

Mas não é só na história que encontramos as respostas e sim, na maneira de contar a história. A história por trás da história pode ser muito mais rica do que os grandes feitos da humanidade. 

É isso o que acontece nesse show de fantoches que compartilho com vocês, no qual vemos que a história da vacina pode ser muito mais divertida e instrutiva do que a maneira que normalmente recebemos estas mensagens do passado.

Eu adorei a explicação e convido vocês a comentar a metodologia utilizada e a forma como podemos comunicar coisas importantes que não demandem um bungee jump de algum dos lados da terra plana.

Não deixe de comentar a seguir e participar da revolução do conhecimento em saúde conosco!

Compartilho esse vídeo com os amigos que fizeram o curso de História Global da Saúde e o de Humanidades médicas: a Saúde e a doença na história e na arte, para que participem dessa discussão.

Artigos Relacionados 


Você sabia que pode publicar na Academia Médica? Clique aqui e saiba como 


 

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você