Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Japão luta para solucionar problemas econômicos e de saúde relacionados ao pólen

Japão luta para solucionar problemas econômicos e de saúde relacionados ao pólen
Academia Médica
abr. 14 - 2 min de leitura
000

O Japão tem um inimigo que causa grandes danos à saúde de seus cidadãos e também à economia: o pólen. Há alguns dias, o primeiro-ministro do país, Fumio Kishida, anunciou medidas de enfrentamento ao problema, que se torna visível principalmente no período da primavera.

A alergia causada pelo pólen resultante do florescimento das famosas flores de cerejeira, dos cedros e ciprestes acabou se transformando em um problema de saúde nacional, afetando a qualidade de vida de cerca de 40% da população japonesa.

Incômodos como crises de espirro, comichão e olhos lacrimejantes causam perdas de produtividade entre trabalhadores e fazem com que diariamente as pessoas busquem alívio através do uso de anti-histamínicos, máscaras cirúrgicas e óculos especiais.

Pesquisa da Panasonic, realizada em 2020, estima que o Japão enfrente perda econômica diária de cerca de 220 bilhões de ienes, o que corresponde a US$ 1,6 bilhão, durante suas temporadas de pólen.

Entre as soluções estudadas por Fumui Kishida e equipes de especialistas japoneses estão cortar cedros e substituí-los por espécies que produzem menos pólen; e usar sistemas inteligência artificial (IA) para tentar prever os períodos com maior concentração ambiental dos grãos produzidos pelas plantas.

Com informações de Agence France-Presse (AFP).

Leia também:



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você