Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Agonistas do receptor de GLP-1: Considerações importantes para pacientes pré-operatórios

Agonistas do receptor de GLP-1: Considerações importantes para pacientes pré-operatórios
Academia Médica
jul. 6 - 5 min de leitura
000


Em 29 de junho de 2023, a  American Society of Anesthesiologists (ASA)  publicou uma novas diretrizes baseada em consenso sobre o manejo pré-operatório de pacientes (adultos e crianças) em agonistas de receptores de GLP-1. O documento fornece orientações importantes para a prática clínica e pode ser encontrado no site da ASA aqui.

Os agonistas do receptor de GLP-1 são aprovados pela Food and Drug Administration para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 e redução do risco cardiovascular. Além disso, também são utilizados para perda de peso. Várias entidades têm recomendado interromper esses medicamentos no dia anterior ou no dia do procedimento, e para pacientes em doses semanais, é recomendado interromper a dose por uma semana.

Os efeitos adversos gastrointestinais associados aos agonistas do receptor de GLP-1 incluem náuseas, vômitos e esvaziamento gástrico retardado. Estes efeitos sobre o esvaziamento gástrico são relatados como reduzidos com o uso a longo prazo. No entanto, há preocupações de que o esvaziamento gástrico retardado induzido por esses agonistas possa aumentar o risco de regurgitação e aspiração pulmonar de conteúdo gástrico durante a anestesia geral e sedação profunda.

Considerações semelhantes se aplicam à população pediátrica. Os agonistas de GLP-1 têm sido utilizados principalmente para o manejo da diabetes mellitus tipo 2 e da obesidade em crianças.

Dadas as preocupações sobre os efeitos adversos gastrointestinais e o risco potencial de regurgitação e aspiração, a Força-Tarefa da ASA sobre Jejum Pré-operatório sugeriu algumas orientações para procedimentos eletivos:

  • Para pacientes em doses diárias, considerar a interrupção dos agonistas de GLP-1 no dia do procedimento/cirurgia.

  • Para pacientes em doses semanais, considerar a interrupção dos agonistas de GLP-1 uma semana antes do procedimento/cirurgia.

  • Se os agonistas de GLP-1 prescritos para o manejo do diabetes forem interrompidos por mais tempo do que o esquema de dosagem, considerar a consulta a um endocrinologista para a transição da terapia antidiabética a fim de evitar a hiperglicemia.

No dia do procedimento, a orientação é avaliar a presença de sintomas gastrointestinais. Se tais sintomas estiverem presentes, pode-se considerar o adiamento do procedimento. Se os sintomas não estiverem presentes e os agonistas de GLP-1 tiverem sido interrompidos conforme aconselhado, o procedimento pode prosseguir como de costume.

Finalmente, a orientação salienta que, se um paciente não apresenta sintomas gastrointestinais, mas os agonistas de GLP-1 não foram interrompidos como aconselhado, deve-se proceder com precauções de "estômago cheio" ou considerar a avaliação do volume gástrico por ultrassom, se possível e se proficiente com a técnica. Se o estômago estiver vazio, o procedimento pode prosseguir como de costume. Se o estômago estiver cheio, ou se o ultrassom gástrico for inconclusivo ou impossível, pode-se considerar o adiamento do procedimento ou tratar o paciente como "estômago cheio" e gerenciar de acordo. As preocupações sobre o risco potencial de regurgitação e aspiração de conteúdo gástrico devem ser discutidas com o profissional ou cirurgião que realiza o procedimento, bem como com o paciente.

Abaixo, disponibilizamos um resumo tabular das precauções a serem tomadas com pacientes em uso de Ozempic (semaglutide) e medicamentos semelhantes, que são agonistas do receptor de GLP-1, conforme recomendações da ASA.

Fonte:  American Society of Anesthesiologists. (2023, June 29). American Society of Anesthesiologists consensus-based guidance on preoperative management of patients on glucagon-like peptide-1 (GLP-1) receptor agonists.

A orientação da ASA enfatiza que não há evidências para sugerir a duração ótima do jejum para pacientes em agonistas de GLP-1. Portanto, até que haja evidência adequada, sugere-se seguir as diretrizes atuais da ASA para o jejum.

Esta orientação oferece uma estrutura prática para a gestão de pacientes em agonistas de GLP-1 que estão se preparando para procedimentos eletivos, reconhecendo a necessidade de equilibrar os riscos de possíveis efeitos adversos gastrointestinais com as necessidades clínicas de cada paciente individual. A Academia Médica, comprometida com sua missão de levar inovações e atualizações em primeira mão aos profissionais de saúde, encoraja vivamente a comunidade médica a ler a orientação completa disponível no site da ASA para um entendimento mais profundo das considerações e recomendações.


Leia também: 





Fonte: 


American Society of Anesthesiologists. (2023, June 29). American Society of Anesthesiologists consensus-based guidance on preoperative management of patients on glucagon-like peptide-1 (GLP-1) receptor agonists. https://www.asahq.org/about-asa/newsroom/news-releases/2023/06/american-society-of-anesthesiologists-consensus-based-guidance-on-preoperative





Denunciar publicação
    000

    Indicados para você