Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Mecanismo Evolutivo da Resistência a Antibióticos em Bactérias Pneumocócicas

Mecanismo Evolutivo da Resistência a Antibióticos em Bactérias Pneumocócicas
Academia Médica
out. 6 - 3 min de leitura
000

No combate às doenças infecciosas, uma das maiores preocupações da comunidade médica é a crescente resistência bacteriana aos antibióticos, particularmente em patógenos como aqueles que causam pneumonia. Novas pesquisas revelaram insights críticos sobre este fenômeno, abrindo caminho para intervenções mais eficazes no futuro.

A pneumonia, frequentemente causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (S.pneumoniae), é uma infecção grave e a eficácia do tratamento com antibióticos, embora vital, está ameaçada pela capacidade destas bactérias de desenvolverem resistência.

Um estudo realizado pela equipe da Universidade de Sheffield, Reino Unido, publicado em PNAS, uma revista da  National Academy of Sciences (NAS) fez uma descoberta neste âmbito. Eles identificaram mutações denominadas pde1 que agem como um "portal evolutivo", levando à resistência a antibióticos nas células S.pneumoniae.

A figura extraída do conteúdo original, ilustra como a perda de função do gene Pde1 em S. pneumoniae pode ser um marco inicial no desenvolvimento da resistência à penicilina. Esta mutação permite que as células resistam a doses baixas de penicilina e, consequentemente, acumulem outras mutações que intensifiquem essa resistência. No entanto, há também um potencial custo de aptidão associado, que pode tornar a bactéria mais vulnerável a outros desafios.

Fonte:  Academy of Sciences, 2023; 120 (41) DOI: 10.1073/pnas.2308029120

De forma mais intrigante, a pesquisa identificou uma "cicatriz genética" deixada nos genomas das bactérias à medida que se tornam resistentes. Este marcador genético pode fornecer aos médicos uma ferramenta de previsão para identificar quais estirpes da bactéria estão a caminho de se tornar altamente resistentes.

Os autores enfatizam a relevância desta descoberta. Ao compreender a emergência da resistência a antibióticos, é possível antever quais grupos de estirpes bacterianas estão evoluindo para se tornar mais resistentes e, consequentemente, mais perigosos. Tal entendimento concede à comunidade médica a oportunidade de ganhar tempo na implementação de medidas de controle, garantindo a efetividade dos tratamentos e preservando vidas.

Estudos anteriores realizados na última década se concentraram na resistência a antibióticos do S.pneumoniae, mas não resultaram em intervenções eficazes. No entanto, com a pesquisa atual o pde1 junta-se a um seleto grupo de mutações conhecidas por promover resistência a antibióticos em S. pneumoniae.

Esta descoberta é mais um passo crucial na compreensão molecular da resistência e destaca a importância da investigação genética na abordagem da resistência a antibióticos. Para a comunidade médica, é uma evolução promissora que sinaliza novas estratégias e ferramentas para enfrentar um dos maiores desafios da medicina moderna.



Leia também: 


Referências: 

  • University of Sheffield. "Scientists identify evolutionary gateway helping pneumonia bacteria become resistant to antibiotics." ScienceDaily. ScienceDaily, 2 October 2023. <www.sciencedaily.com/releases/2023/10/231002170831.htm>.
  • Carolin M. Kobras, William Monteith, Sophie Somerville, James M. Delaney, Imran Khan, Camilla Brimble, Rebecca M. Corrigan, Samuel K. Sheppard, Andrew K. Fenton. Loss of Pde1 function acts as an evolutionary gateway to penicillin resistance in Streptococcus pneumoniae. Proceedings of the National Academy of Sciences, 2023; 120 (41) DOI: 10.1073/pnas.2308029120



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você