Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vacina contra gripe reduz risco de pneumonia e problemas cardiovasculares em pacientes com insuficiência cardíaca

Vacina contra gripe reduz risco de pneumonia e problemas cardiovasculares em pacientes com insuficiência cardíaca
Academia Médica
nov. 22 - 3 min de leitura
000


Estudo publicado na revista científica The Lancet Global Health indica que as vacinas contra a gripe reduzem de forma impactante o risco de pneumonia e complicações cardiovasculares em pessoas com insuficiência cardíaca. Sabe-se que a insuficiência cardíaca representa um grande fardo global para a saúde. De 1990 para 2017, o número de pacientes com o problema passou de 33,5 milhões para 64,3 milhões. Nestes, a infecção por Influenza aumenta a mortalidade e os eventos cardiovasculares. 

O estudo duplo-cego, randomizado e controlado foi realizado em dez países da Ásia, África e Oriente Médio, pois poucas pessoas nessas áreas recebem vacinas contra a gripe regularmente. Os pacientes com insuficiência cardíaca foram divididos em dois grupos: um recebeu uma vacina contra a gripe anual por até três anos e outro uma injeção de placebo contendo apenas solução salina. 

O estudo ocorreu entre 2015 e 2021, abrangendo um total de 5.129 pacientes. Mais da metade dos participantes (51,4%) eram mulheres e a média de idade foi de 57,2 anos. Um total de 20,7% dos participantes já possuía histórico de infarto do miocárdio anterior e 8% teve acidente vascular cerebral anterior. 

Ao longo de um ano, a vacina contra a gripe reduziu a pneumonia em 40% e a hospitalização em 15% em pacientes com insuficiência cardíaca. Durante a temporada de gripe no outono e inverno, a vacina reduziu as mortes em 20% nesses pacientes. 

O estudo é o primeiro ensaio clínico sobre eficácia da vacina contra a gripe em pacientes com insuficiência cardíaca. Os autores concluem que, uma vez que mais de um em cada cinco pacientes com insuficiência cardíaca apresenta um evento cardiovascular recorrente durante uma infecção por influenza, a vacinação se torna uma importante ferramenta de diminuição de morbimortalidade nestes pacientes. 

 Referência: 

Loeb M, Roy A, Dokainish H, Dans A, Palileo-Villanueva LM, Karaye K, Zhu J, Liang Y, Goma F, Damasceno A, Alhabib KF, Yonga G, Mondo C, Almahameed W, Al Mulla A, Thanabalan V, Rao-Melacini P, Grinvalds A, McCready T, Bangdiwala SI, Yusuf S; Influenza Vaccine to Prevent Adverse Vascular Events investigators. Influenza vaccine to reduce adverse vascular events in patients with heart failure: a multinational randomised, double-blind, placebo-controlled trial. Lancet Glob Health. 2022 Dec;10(12):e1835-e1844. doi: 10.1016/S2214-109X(22)00432-6. PMID: 36400089. 

Leia também:


Coinfecção com influenza A pode suprimir a replicação no SARS-CoV-2, sugere estudo

Uma vacina universal para a Gripe? Estudos preliminares

Congresso da ESC: estudo mostra que pacientes com insuficiência cardíaca se beneficiam da dapagliflozina independente da fração de ejeção

Menopausa precoce associada a aumento no risco de problemas cardíacos

Pacientes com insuficiência cardíaca e não vacinados contra a COVID-19 tem mais chance de morrer da infecção

Tabagismo aumenta o risco de desenvolvimento de insuficiência cardíaca





Denunciar publicação
    000

    Indicados para você