Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Medical week nº1

Medical week nº1
Fernando Carbonieri
jun. 8 - 5 min de leitura
000

Medical week nº1

É rotina do noticiário médico atual. A semana foi marcadas por repúdios e iniciativas que tentam frear a insanidade voraz instrumentos que respondem a interesses eleitoreiros ou financeiros particulares. Nesta seção que estamos iniciando hoje, você verá as atualizações dos diversos conselhos e sociedades médicas brasileiras, além de um resumo de nossas publicações da semana.

CFM repudia iniciativa ilegal da Sobrati

“O Conselho Federal de Medicina (CFM) condena a ação irresponsável de pessoas e entidades que, por conta de interesses particulares e financeiros, não se preocupam em expor inúmeros jovens e suas famílias a situações de danos e prejuízos morais e materiais”

Cubanos abandonam Programa reclamando de falta de pagamento

Alegando que não receberam o salário de março, os médicos cubanos Raul Vargas, de 51 anos, e Okanis Borrego, de 29, abandonaram o Programa Mais Médicos nesta semana

Universidade do Porto oferece vagas para estudantes estrangeiros

Médicos brasileiros interessados em estudar no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, em Portugal, poderão fazer o pedido de inscrição online em plataforma criada pela instituição para atender estudantes estrangeiros. Não é preciso o envio de documentos e, caso seja aprovado, o estudante receberá as informações por email. O acesso à plataforma de inscrição pode ser feito aqui.

Em entrevista exclusiva, médico defende avaliação permanente dos egressos de Medicina

Para Nuno Jorge Carvalho Sousa, diretor do curso de Medicina da Universidade do Minho (Uminho), em Portugal, a avaliação dos egressos de Medicina dever ser permanente, sendo uma análise feita na escola médica e outra durante a carreira profissional.

Revista científica: nova edição da Diagnóstico & Tratamento está disponível

Os artigos tratam dos mais variados assuntos, como: "Cirurgia Minimamente invasiva: um conceito já incorporado”, "Quanto mais atividade física melhor?”, "A progressiva queda da qualidade das escolas médicas públicas”, "Fumantes que abandonam o tabagismo se tornam menos ansiosos” e "O termo gênero e suas contextualizações”, entre outros.

Nova edição da São Paulo Medical Journal já está disponível

A nova edição da revista científica São Paulo Medical Journal – Evidence for Healthcare já está disponível para leitura em seu aplicativo próprio para tablets e smartphones iOS  e Android.

Entre os temas dos artigos estão tumor de corpo carotídeo e uso piloto de carbamazepina para tratamento de náusea e vômito causados pela quimioterapia.

A semana do Academia Médica.

Como o novo Healthkit do iPhone afetam os médicos?

Como os médicos devem lidar com as novas tecnologias mobile? Essa realidade já é rotina nos consultórios brasileiros. Saiba qual será a influencia do Healthkit no dia-a-dia do médico.

Principais Eventos Médicos do Brasil

Confira quais serão os eventos médicos importantes que acontecerão no Brasil em 2014 e 2015. Prepare-se pois ao antecipar a sua adesão você economiza muito dinheiro.

Até quando devemos brigar com a morte?

Curta de animação, produzido por Antônio Meliveo, Enrique Posner e Juan Molina, o filme chamado "La dama & la Muerte", contextualiza um pouco sobre o fim da vida e a ação médica para "evitá-la"

Exame clínico na medicina moderna

Dizer que a medicina é uma ciência e uma arte não é uma afirmativa gratuita ou um pensamento saudosista. Tampouco representa um modo elegante de reagir aos avanços técnicos a que estamos assistindo.

Aplicativos Médicos - AOTrauma Surgery Reference

Este aplicativo é uma ferramenta simples que o ajuda a classificar e qualificar as lesões ósseas, sempre ponderando sobre qual é a melhor abordagem. O melhor de tudo é que ele é disponível para qualquer plataforma.

Sobre o que os médicos se preocupam

No começo do século passado, quando ainda não tínhamos esse avanço tão grande nas ciências, o que o médico podia fazer estava ao alcance de sua memória. O “ser bom”, era ser ousado, corajoso, independente e auto-suficiente, ter autonomia era o valor mais alto. Analisando algumas gerações adiante, até chegar nos dias de hoje, tudo mudou.

Trabalhos experimentais em ratos podem perder o valor científico

A enorme maioria das pesquisas biomédicas, no mundo inteiro, iniciam em modelos animais, principalmente em ratos. Estes modelos foram, e ainda são tão importantes para o descobrimento e avaliação dos efeitos de novas drogas, que até hoje são ensinados nas faculdades de medicina mundo a fora. Mas talvez estejam com os dias contados

Como o Apple iOS8 irá modificar o modo que você faz medicina

Com o iOS 8 e o lançamento do Healthkit, esperamos uma revolução na atenção a saúde, tanto para médicos quanto para pacientes.

Quadrinhos Médicos - Meus Nervos

Criação do médico residente em anestesiologia, Sólon Maia, o Meus Nervos é uma inspiração quando o assunto é comunicar os erros de políticas públicas de saúdee o dia-a-dia do Médico.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você