[ editar artigo]

Médicos na Guerra

Médicos na Guerra

Médicos na Guerra - Curso gratuito da Cruz Vermelha Internacional para médicos que atuam em guerras ou emergências

A Associação Médica Mundial, em parceria com a Cruz Vermelha Internacional e com o Crescente Vermelho disponibilizam na internet um curso no mínimo inusitado. Desde o final de Outubro de 2014, eles começaram a fornecer gratuitamente um curso de 80 minutos que ensina médicos e outros profissionais de saúde a trabalhar em regiões que enfrentam conflitos armados e outras emergências.

Se somos um país pacífico, por que estudar algo assim?

Na verdade não somos tão pacíficos como querem que acreditemos. Apenas no ano passado foram mais de 100 mil mortes violentas. Mais de 50% delas aconteceram devido a assassinatos. Some-se ainda um sem número de pessoas que, apesar do trauma sofrido, forma salvas por nossos profissionais de saúde. Na verdade, são muitos os que devem a sobrevivência à arte que médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde desempenham nos hospitais brasileiros.

Explico melhor o curso a seguir:

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em Genebra, trabalha especialmente para os profissionais de saúde para que entendam os efeitos da violência sob o prisma dos profissionais de saúde.  Quais são os dilemas éticos que eles devem enfrentar ao atuarem em conflitos armados e outras emergências são sempre avaliados por esse braço desta renomada instituição.

"Com esse módulo, nós atingiremos os profissionais de saúde no mundo inteiro", disse Bruce Eshaya- Chauvin, conselheiro médicos do projeto "Health Care in Danger". Qualquer um conectado a internet pode assistir ou fazer o download do módulo, que inclui entrevistas com especialistas que vivenciaram os maiores conflitos da nossa época".

O "Health Care in Danger" tem a intenção de melhorar a eficiência e ensinar atenção a saúde de forma imparcial, para quem atua em conflitos armados ou em outras emergências. Então se você, brasileiro, trabalha no Samu, Corpo de Bombeiros ou qualquer outra forma de resgate, vale a pena dar uma conferida.

Nas palavras do Presidente da Associação Médica Mundial, Dr. Xavieur Deau, "Esse módulo é essencial para empoderar médicos em escala mundial. A partir dos conhecimentos apresentados, os médicos poderão entender seus direitos, responsabilidades e obrigações éticas em situações de emergência." Por isso esta iniciativa foi tão bem recebida pela WMA.

O módulo é direcionado a todos os profissionais de saúde, civil ou militar, incluindo médicos, enfermeiros, farmacêutico, motoristas, e administradores hospitalares.

Na intensão de produzir um conteúdo audiovisual e escrito sobre a violência contra pacientes e profissionais de saúde, a Cruz Vermelha Internacional está trabalhando com parceiros para elaborar os princípios éticos que deve doutrinar a prática dos profissionais de saúde que atuam em emergências e em situações de conflito armado.

Para acessa o programa do "Health Care in Danger", clique no link a seguir:

www.healthcareindanger.org/elearning

Para maiores informações, entre em contato com a Cruz Vermelha internacional:

Anastasia Isyuk, ICRC Geneva, tel: +41 22 730 30 23 or +41 79 251 93 02

Lindsey Williamson, ICN, e-mail: media@icn.ch

Nigel Duncan, WMA, + 44 (0) 20 8997 3653 (work)

+ 44 (0) 7984 944 403 (mobile)

nduncan@ndcommunications.co.uk

Paul Zabouri, e-mail : pzabouri@cimm-icmm.org

Lin-Nam Wang, FIP, tel: +31 70 302 1987

A Cruz Vermelha Internacional e Crescente Vermelho, é a maior organização humanitária do mundo. Possui a missão de aliviar o sofrimento humano, proteger a vida e a saúde e apoiar a dignidade humana, especialmente durante conflitos armados e outras emergências. Está presente em todos os países do mundo e é apoiada por milhões de voluntários. Apoie também esta causa.

Fotos:

The International Council of Nurses (ICN) is a federation of more than 130 national nurses associations representing the millions of nurses worldwide. Operated by nurses and leading nursing internationally, ICN works to ensure quality care for all and sound health policies globally.

The World Medical Association (WMA) is a global federation of national medical associations, representing the millions of physicians worldwide. Acting on behalf of physicians and patients, the WMA endeavours to achieve the highest possible standards of medical science, education, ethics and health care for all people.

The International Committee of Military Medicine (ICMM) is a neutral and impartial intergovernmental organization with 110 member States. The mission of the ICMM is to facilitate the exchange of scientific knowledge and practical experiences between all the health workers of the military health services all over the world, through the organization of world congresses, regional congresses, courses and workshops (law of armed conflict, ethics, etc.) and the publication of a scientific review.

The International Pharmaceutical Federation (FIP) is the global federation of national associations of pharmacists and pharmaceutical scientists, and is in official relations with the World Health Organization. Through its 132 member organizations, it represents over three million practitioners and scientists around the world.

centro cirurgico na guerra André Liohn/CICV v-p-ly-e-00318h Sirte, região central da Líbia, outubro de 2011. Após a queda do governo, o hospital Ibn Sina foi alvo de ataques que destruíram a maioria das suas dependências, como o centro cirúrgico e quase todas as janelas do edifício. Os pacientes tiveram que ser removidos para os corredores do hospital.

Não deixe de comentar. Ajude você também a Cruz Vermelha Internacional e Crescente Vermelho!

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você