Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Médicos na Guerra: Curso gratuito da Cruz Vermelha para médicos que atuam em guerras ou emergências

Médicos na Guerra: Curso gratuito da Cruz Vermelha para médicos que atuam em guerras ou emergências
Fernando Carbonieri
ago. 16 - 4 min de leitura
000

 A Associação Médica Mundial, em parceria com a Cruz Vermelha Internacional e com o Crescente Vermelho disponibilizam gratuitamente na internet um curso de 80 minutos que ensina médicos e outros profissionais de saúde a trabalhar em regiões que enfrentam conflitos armados e outras emergências.

Se somos um país pacífico, por que estudar algo assim?

Na verdade não somos tão pacíficos como querem que acreditemos. Apenas no ano passado foram mais de 100 mil mortes violentas. Mais de 50% delas aconteceram devido a assassinatos. Some-se ainda um sem número de pessoas que, apesar do trauma sofrido, forma salvas por nossos profissionais de saúde. Na verdade, são muitos os que devem a sobrevivência à arte que médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde desempenham nos hospitais brasileiros.

Explico melhor o curso a seguir:

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em Genebra, trabalha especialmente para os profissionais de saúde para que entendam os efeitos da violência sob o prisma dos profissionais de saúde.  Quais são os dilemas éticos que eles devem enfrentar ao atuarem em conflitos armados e outras emergências são sempre avaliados por esse braço desta renomada instituição.

"Com esse módulo, nós atingiremos os profissionais de saúde no mundo inteiro", disse Bruce Eshaya- Chauvin, conselheiro médicos do projeto "Health Care in Danger". Qualquer um conectado a internet pode assistir ou fazer o download do módulo, que inclui entrevistas com especialistas que vivenciaram os maiores conflitos da nossa época".

O "Health Care in Danger" tem a intenção de melhorar a eficiência e ensinar atenção a saúde de forma imparcial, para quem atua em conflitos armados ou em outras emergências. Então se você, brasileiro, trabalha no Samu, Corpo de Bombeiros ou qualquer outra forma de resgate, vale a pena dar uma conferida.

Nas palavras do Presidente da Associação Médica Mundial, Dr. Xavieur Deau, "Esse módulo é essencial para empoderar médicos em escala mundial. A partir dos conhecimentos apresentados, os médicos poderão entender seus direitos, responsabilidades e obrigações éticas em situações de emergência." Por isso esta iniciativa foi tão bem recebida pela WMA.

O módulo é direcionado a todos os profissionais de saúde, civil ou militar, incluindo médicos, enfermeiros, farmacêutico, motoristas, e administradores hospitalares.

Na intensão de produzir um conteúdo audiovisual e escrito sobre a violência contra pacientes e profissionais de saúde, a Cruz Vermelha Internacional está trabalhando com parceiros para elaborar os princípios éticos que deve doutrinar a prática dos profissionais de saúde que atuam em emergências e em situações de conflito armado.

Para acessa o programa do "Health Care in Danger", clique no link a seguir:

www.healthcareindanger.org/elearning

 

Para maiores informações, entre em contato com a Cruz Vermelha internacional:

Anastasia Isyuk, ICRC Geneva, tel: +41 22 730 30 23 or +41 79 251 93 02
Lindsey Williamson, ICN, e-mail: media@icn.ch
Nigel Duncan, WMA, + 44 (0) 20 8997 3653 (work)
+ 44 (0) 7984 944 403 (mobile)
nduncan@ndcommunications.co.uk
Paul Zabouri, e-mail : pzabouri@cimm-icmm.org
Lin-Nam Wang, FIP, tel: +31 70 302 1987


Sobre a Cruz Vermelha Internacional e Crescente Vermelho

A Cruz Vermelha Internacional e Crescente Vermelho, é a maior organização humanitária do mundo. Possui a missão de aliviar o sofrimento humano, proteger a vida e a saúde e apoiar a dignidade humana, especialmente durante conflitos armados e outras emergências. Está presente em todos os países do mundo e é apoiada por milhões de voluntários. Apoie também esta causa.

 

Não deixe de comentar. Ajude você também a Cruz Vermelha Internacional e Crescente Vermelho!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você