Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Médicos residentes solicitam reposição de horas de especialização perdidas com a pandemia

Médicos residentes solicitam reposição de horas de especialização perdidas com a pandemia
Academia Médica
jul. 3 - 3 min de leitura
000

Falamos anteriormente aqui na Academia Médica como que estão evoluindo as conversas entre os médicos residentes (representados pela ANMR - Associação Nacional dos Médicos Residentes) e Governo (representado pelo Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação - MEC) na Comissão Nacional de Residência Médica.

Em uma nova tentativa de conversa, a ANMR solicitou ao MEC a inclusão de alguns temas, entre eles:

  • Impacto da Pandemia nas Residências Médicas
  • Solicitação a CNRM de inclusão de pauta.
  • Novamente a necessidade de posicionamento do MEC para auxiliar a CNRM a tomar um decisão. \
  • Documento enviado ao MEC

O teor do documento na íntegra pode ser lido a seguir:


Of. nº 12/2020-ANMR

São Paulo, 2 de julho de 2020

Ao Ilmo. Sr. Wagner Vilas Boas de Souza, Presidente da Comissão Nacional de Residência Médica Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação Esplanada dos Ministérios, Bloco L. Brasília, Distrito Federal. CEP: 70.047-900

Assunto: solicitação de inclusão de pauta na reunião plenária da CNRM

Senhor Presidente,

A Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), na figura de seu Presidente, Conselheiro Titular da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), solicita a convocação de reunião plenária extraordinária, o mais breve possível, com a pauta única:

1. Reposição da carga horária dos programas de residência médica comprometida em decorrência da pandemia de COVID-19.

Salientamos que diversos programas por todo o país foram profundamente impactados por conta da realocação dos médicos residentes para o atendimento de casos da doença, acarretando sério prejuízo à qualidade da formação dos futuros médicos especialistas e demandando reposição dos conteúdos não ministrados e procedimentos não realizados.

A operacionalização da reposição nos programas nos quais se faz necessária depende de que seja tomada uma decisão com urgência, uma vez que serão imperativos ajustes nos calendários de provas, na data de ingresso de novos R1 e a garantia do pagamento de bolsa aos residentes durante o período de reposição.

É importante ressaltar que a demora em se pautar e deliberar acerca do tema mergulha os programas em boatos e suposições, como o da possibilidade de ausência de reposição ou realização da mesma sem a garantia de bolsa, ambos naturalmente inaceitáveis.

Tendo em vista o exposto, e reforçando o papel de liderança da Comissão Nacional de Residência Médica na condução da formação de médicos especialistas em nosso país, contamos com vossa compreensão e atenção ao pedido de inclusão de pauta.

Cordialmente,

Dr. Euler Nicolau Sauaia Filho

Presidente


Mais sobre este assunto:

--> Como o MEC recomenda que seja a atividade dos médicos residentes durante a pandemia?

--> Médicos Residentes foram desconsiderados pelo MEC nas adaptações frente a Pandemia


Não deixe de comentar a seguir sobre esse tema. Se você é médico residente, preceptor, acadêmicos de medicina, ou qualquer pessoa envolvida com o assunto, por favor compartilhe a sua opinião!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você