Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Ministério da Saúde oferta capacitação multiprofissional ABA, com cursos voltados ao TEA

Ministério da Saúde oferta capacitação multiprofissional ABA, com cursos voltados ao TEA
Maria de Lourdes  de Moraes Pezzuol
abr. 8 - 3 min de leitura
000

Dando sequência na missão de fortalecer a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do compartilhamento de conhecimentos sobre o assunto, escrevo para compartilhar a iniciativa do Ministério da Saúde em ofertar cursos gratuitos sobre o TEA.

Leia também: Por que é importante ampliar conhecimentos para fortalecer a conscientização sobre o TEA?

A pasta disponibilizou quatro cursos sobre formação multiprofissional ABA, com ênfase no TEA. São cursos gratuitos e de fácil acesso, com conteúdos que atendem familiares, cuidadores, educadores e profissionais de saúde.

A seguir, separei os principais detalhes sobre cada formação. Confira!

Os cursos 

1. Capacitação Multiprofissional em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Público-alvo:  médicos, psicólogos,  fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e cirurgiões-dentistas.

Carga horária: 40 horas.

As aulas ocorrerão pelo AVASUS da UFRN. Gostou? Clique aqui e faça sua inscrição!


2. Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Público-alvo:  pais, educadores, e cuidadores.

Carga horária: 20 horas

Inscrições no site!


 3) Webpalestra sobre Nutrição na Criança Autista

Público-alvo: profissionais de saúde, pais, educadores e cuidadores

Carga horária: 20 horas

Inscrições no site!


4)  Capacitação de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista

Público-alvo: trabalhadores do SUS, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas.

Carga horária: 30 horas

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro de 2022. Clique aqui e garanta sua vaga!

 


Afinal, o que é ABA?

É uma sigla que se refere a uma expressão em inglês "Applied Behavior Analysis" que, traduzida para o português, significa Análise do Comportamento Aplicada.

Segundo a Academia do Autismo, ABA é definida como uma "ciência que possui mais evidências científicas para o ensino e tratamento de pessoas com TEA. Os modelos de intervenção embasados na ABA têm o foco na individualidade e no ensino prazeroso e, quando bem aplicados, podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades em diferentes áreas (cognitiva, emocional, social, linguagem, autonomia...) e na redução/prevenção de comportamentos disruptivos. Por ser uma ciência interdisciplinar, todos os profissionais que atuam com essa população podem desenvolver conhecimentos específicos nas áreas do comportamento humano para avaliar as características de cada pessoa e aplicar corretamente as técnicas e estratégias embasadas na ABA”.

Se você quiser se aprofundar no assunto, recomendo que assistam o vídeo abaixo, do  Psicólogo Especialista em ABA Felipe Tardem.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e, se possível, compartilhe!


Referências

1.MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde oferta cursos gratuitos sobre o Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/ministerio-da-saude-oferta-cursos-gratuitos-sobre-o-transtorno-do-espectro-autista. Acesso em 05 de abril de 2022

2. INSTITUTO NEURO SABER. O que é ABA e quais suas características? Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/o-que-e-aba-e-quais-suas-caracteristicas/. Acesso em 05 de abril  de 2022. 

3. ACADEMIA DO AUTISMO. Formação ABA. Disponível em: https://imersao.academiadoautismo.com.br/2021/formacao. Acesso em 05 de abril de 2022. 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você