Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Não é sobre Prescrever e sim, Orientar! A importância da relação médico-paciente

Não é sobre Prescrever e sim, Orientar! A importância da relação médico-paciente
ARTHUR AMARAL DE SOUZA
out. 6 - 2 min de leitura
020

Nada adianta ser o melhor residente, torna-se o melhor especialista, atender globais e ter milhares de seguidores! Isso no começo é impuxo para lhe alavancar, mas no fim das contas, é você e seu paciente e tudo cai por terra se você for incapaz de construir uma boa relação médico-paciente que muitas vezes se baseará no diálogo e nas suas orientações!

Não adianta Prescrever 3 4, 5 itens numa receita e não explicá-los, falar sobre horários e forma de tomá-los; não adianta falar sobre isso e aquilo outro, e não dar noções básicas sobre a patologia que o acomete, ou não explicar os possíveis efeitos colaterais daquela(s) medicação(es).

Temos uma falsa sensação de que: "como assim não compreendeu? tá escrito..." ; "é óbvio"! 

Colega, deixa eu lhe contar: você é médico, seu paciente não! E e a ele não cabe saber o seu óbvio, nem crer que o melhor que você diz ser, é o melhor para ele.

Não carregue o fardo das escolhas deles.
Não somos Deuses nem Juízes! A nós só cabe ofertar o bem e o melhor de nós.

Assim como, não adianta passar o melhor tratamento sem saber se seu paciente será capaz de comprá-lo! 

Por fim, seja empático! O paciente que ser ouvido, que ser compreendido, acolhido, ter capacidade de escolha e entender o que se passa em seu corpo e mente (a depender de sua patologia).

No momento que ele entende o que está ocorrendo em claro e bom português, ele será capaz de discernir o que é melhor para si.

Dialogar sobre tudo isso requer tempo, dedicação, amor e conhecimento técnico, mas acredite, isso faz toda a diferença.

Lembre-se, assim como qualquer relacionamento, a reação médico-paciente é um elo de confiança e muitas vezes esses elos são criados nesses pontos acima citados e não pelo número de seguidores no Instagram ou fama que carregas. Faça o básico, mas faça da melhor forma e como tem que ser feito. 

Medicina é muito mais que Prescrever é ORIENTAR!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você