Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Novas diretrizes da OMS sobre a supressão viral do HIV

 Novas diretrizes da OMS sobre a supressão viral do HIV
Academia Médica
jul. 24 - 5 min de leitura
000


Uma nova orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e uma revisão sistemática  que a acompanha, publicada na revista The Lancet em 23 de julho de 2023, intitulada  The risk of sexual transmission of HIV in individuals with low-level HIV viraemia: a systematic review, descrevem o papel crucial da supressão viral do HIV no aprimoramento da saúde individual e na prevenção da transmissão contínua do HIV.

As diretrizes da OMS ressaltam que, ao alcançar um nível indetectável do vírus por meio do uso consistente da terapia antirretroviral, pessoas vivendo com HIV não transmitem o HIV para seus parceiros sexuais e apresentam baixo risco de transmissão vertical para seus filhos. Além disso, existe um risco negligenciável, quase nulo, de transmitir o HIV quando a pessoa tem uma medida de carga viral do HIV de 1000 cópias por mL ou menos, conhecida como carga viral suprimida.

A revisão sistemática publicada na revista The Lancet complementa essas diretrizes da OMS, ao analisar o risco de transmissão sexual do HIV em indivíduos com viremia baixa do HIV recebendo terapia antirretroviral (TARV). A pesquisa identificou 244 estudos, com 8 incluídos na análise final, envolvendo 7762 casais sorodiscordantes em 25 países.

Os referidos estudos, mostraram que não houve transmissão do HIV quando o parceiro vivendo com HIV tinha uma carga viral inferior a 200 cópias por mL. Entre os quatro estudos prospectivos restantes, não houve nenhum caso de transmissão em pacientes considerados estavelmente suprimidos com TARV. Existiram apenas dois casos de transmissão quando a carga viral mais recente do paciente índice era menor que 1000 cópias por mL, porém, a interpretação desses casos foi dificultada por longos intervalos entre a data de transmissão e o resultado mais recente da carga viral.

Esses resultados enfatizam que há quase nenhum risco de transmissão sexual do HIV com cargas virais inferiores a 1000 cópias por mL, reforçando a importância da supressão viral no controle da propagação do HIV. As descobertas oferecem uma oportunidade valiosa para desestigmatizar o HIV, promover a adesão à TARV e encorajar o acesso a testes de carga viral, especialmente em locais com recursos limitados.

Essas novas diretrizes da OMS e as conclusões emergentes do estudo da The Lancet são cruciais na paisagem global da saúde à medida que enfrentamos desafios persistentes na luta contra a epidemia do HIV/AIDS. Não apenas representam avanços significativos em nossa compreensão do papel da supressão viral na prevenção da transmissão do HIV, mas também destacam a força transformadora da terapia antirretroviral na melhoria da saúde e expectativa de vida dos indivíduos que vivem com HIV.

Os dados apresentados mostram uma quase ausência de risco de transmissão sexual do HIV em pacientes com uma carga viral inferior a 1000 cópias por mL, uma informação poderosa que tem o potencial de desestigmatizar o HIV e promover a aderência ao tratamento antirretroviral. Este achado, ao mesmo tempo em que fornece uma mensagem positiva de saúde pública, também ressalta a necessidade de acesso contínuo e melhorado ao teste de carga viral, especialmente em ambientes com recursos limitados.

Além disso, é preciso enfatizar a necessidade de concentrar esforços para aumentar a supressão viral entre crianças vivendo com HIV, onde as taxas de supressão viral permanecem inaceitavelmente baixas. Além disso, a interação entre o HIV e outras doenças, como o mpox e a COVID-19, evidencia a necessidade de abordagens de saúde integradas e holísticas para proteger as populações vulneráveis.

A contínua pesquisa e implementação dessas descobertas são, portanto, vitais para orientar nossos esforços globais na luta contra a epidemia do HIV/AIDS, com o objetivo último de melhorar a saúde e o bem-estar dos milhões de pessoas em todo o mundo que vivem com o HIV.

Para acessar o documento original da Organização Mundial da Saúde, sobre o papel da supressão viral do HIV, clique aqui.  E para ler o artigo completo  The risk of sexual transmission of HIV in individuals with low-level HIV viraemia: a systematic review clique em The Lancet.


Leia também: 


Referências: 








Denunciar publicação
    000

    Indicados para você