Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Novo composto oral se mostra promissor para tratamento da osteoporose

Novo composto oral se mostra promissor para tratamento da osteoporose
Academia Médica
dez. 7 - 2 min de leitura
000

Um novo composto oral pode ajudar a prevenir e tratar a osteoporose. A descoberta foi feita por equipe de estudiosos liderados por integrantes do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), no Estados Unidos. Publicada na PNAS, ela pode levar ao desenvolvimento de um novo medicamento para tratamento do problema, caracterizado pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos fracos e mais suscetíveis a fraturas.

O composto, tido como bastante promissor, influencia os componentes da via de sinalização do hormônio da paratireoide. No estudo, ele foi administrado por via oral a camundongos, resultando no aumento de massa óssea entre os animais.

A via que envolve o hormônio da paratireoide inibe as isoformas 2 e 3 da quinase induzida por sal (SIK2 e SIK3), enzimas que atuam na regulação do crescimento e remodelação óssea. Foi gerado um novo modelo estrutural das enzimas e posteriormente identificado um composto que potencialmente inibe SIK2 e SIK3.

Batizado de SK-124, o composto teve, segundo os cientistas,  efeitos semelhantes aos do hormônio da paratireóide quando administrado a células e também a camundongos. Nos animais, a ingestão do produto uma vez ao dia, durante três semanas, resultou em aumento dos níveis sanguíneos de cálcio e vitamina D e da formação de massa óssea.

Não foram verificados, em curto prazo, indícios de toxicidade do composto. No futuro, a ideia é realizar novos trabalhos para que o SK-124 possa ser utilizado em pacientes humanos. Atualmente, não existem medicamento orais para osteoporose que estimulem a formação óssea, sendo os tratamentos disponíveis ministrados via injeção diária.

Referência:

Tadatoshi Sato et al, Structure-based design of selective, orally available salt-inducible kinase inhibitors that stimulate bone formation in mice, Proceedings of the National Academy of Sciences (2022). DOI: 10.1073/pnas.2214396119

Leia também:

O que acontece com os ossos de astronautas após uma viagem espacial?

Estudo afirma que suplementos diários de vitamina D não reduzem risco de fraturas ósseas

Prevenção, triagem e diagnóstico da osteoporose

Modelo matemático pode otimizar e predizer tratamento farmacológico de osteoporose

Conferência Online – Osteoporose e os Impactos na Qualidade de Vida e Aspectos Terapêuticos

Webinar - Casos clínicos com Ácido Zoledrônico no tratamento da Osteoporose - A conduta do especialista



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você