Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Novo vírus prejudicial à saúde humana descoberto em carrapatos na Suíça

Novo vírus prejudicial à saúde humana descoberto em carrapatos na Suíça
Academia Médica
dez. 8 - 1 min de leitura
000

Pesquisadores da Universidade de Zurique encontraram, pela primeira vez, o vírus Alongshan em carrapatos suíços. Ele foi descoberto na China, em 2017, e causa sintomas semelhantes ao vírus da encefalite transmitida por carrapatos, como febre e dores de cabeça. O problema pode ocasionar inflamação do cérebro e dos revestimentos do cérebro e da medula espinhal.

Segundo artigo publicado na revista Zenodo, o Alongshan é membro da família dos flavivírus, assim como o vírus da encefalite transmitida por carrapato. Os cientistas suspeitam que o Alongshan já possa representar um problema de saúde pública na Suíça, embora até então ele não tenha sido reconhecido.

Ainda não existem vacinas e métodos de detecção sorológica para o Alongshan. Com a sequência completa do genoma viral em mãos, os cientistas devem, daqui para frente, trabalhar no desenvolvimento dos recursos, evitando assim danos maiores à saúde pública.

Referência:

Stefanie Stegmueller, Cornel Fraefel and Jakubet Kubacki, Genome sequence of Alongshan Virus from Ixodes ricinus ticks collected in Switzerland, Zenodo (2022). DOI: 10.5281/zenodo.7403328

Leia também:

Novas terapias anti-inflamatórias poderão ter proteínas da saliva de carrapato



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você