Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Novas terapias anti-inflamatórias poderão ter proteínas da saliva de carrapato

Novas terapias anti-inflamatórias poderão ter proteínas da saliva de carrapato
Academia Médica
mar. 2 - 2 min de leitura
000

Um estudo do Monash Biomedicine Discovery Institute encontrou que proteínas evasinas da saliva de carrapato podem ser modificadas para bloquear as atividades de quimiocinas nas doenças inflamatórias como artrite, asma e esclerose múltipla(1).  

Essas doenças usam os glóbulos brancos para atacar os tecidos alvo. As quimiocinas, produzidas pelos tecidos afetados, atraem as células brancas. Ao atingir as quimiocinas, as evasinas bloqueiam o movimento dos glóbulos brancos e impedem o dano tecidual(1).

O carrapato produz uma grande gama de evasinas, o que permite que o inseto se alimente por longos períodos sem alertar o hospedeiro, uma vez que as proteínas suprimem uma parte ampla da resposta inflamatória do hospedeiro(1).

No entanto, apenas algumas quimiocinas estão envolvidas em doenças inflamatórias, assim, para aplicações terapêuticas, é essencial modificar as evasinas para que tenham como alvo apenas as quimiocinas causadoras de doenças(1).

O estudo identificou a base estrutural do reconhecimento de quimiocinas e estabeleceu uma primeira estrutura para a engenharia de produção de evasinas. Com isso é possível projetar uma evasina com capacidade superior, proporcionando um novo modelo estrutural em que as proteínas podem atingir a seletividade de ligação (1). Atualmente no mercado farmacêutico não há terapias anti-inflamatórias direcionadas ao sistema de quimiocinas proporcionando um novo caminho para a pesquisa anti-inflamatória(1).  

 

Artigos relacionados 

Existe relação entre marcadores inflamatórios e risco de suicídio na depressão?

Pesquisadores avaliam efeitos da cannabis e inflamação sistêmica durante os estágios iniciais de psicose

O tratamento das Doenças inflamatórias intestinais - Maio Roxo

Referências 

(1) Monash University. Tick saliva may offer a path to new therapies for inflammatory diseases. Fev 2022. Disponível em https://medicalxpress.com/news/2022-02-saliva-path-therapies-inflammatory-diseases.html


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você