A etimologia da palavra procrastinar, do latim procrastinare, significa adiar, protelar, deixar para o dia de amanhã. Procrastinar é um comportamento comum em nosso meio, principalmente na vida acadêmica.
A procrastinação está associada com diversas partes do nosso encéfalo, mas as estruturas mais primitivas estão mais diretamente envolvidas, sendo a amígdala um dos centros de prazer, que compõe o sistema límbico. Ela tenta proteger você, assim evita de passar por sensações desagradáveis. Contudo, o ato de procrastinar é motivada pela amígdala que prefere recompensas imediatas, consequentemente a procrastinação gera prazer imediato. Mas qual o problema então da procrastinação se ela gera prazer?
A procrastinação não é apenas no adiar atividade, mas procrastinar tarefas importantes cuja postergação é prejudicial, gerando uma grande fonte de estresse pessoal. Quem nunca postergou uma tarefa para o outro dia? E quando o amanhã chegou a tarefa foi postergada mais uma vez...
E por que procrastinamos? O nosso cérebro não quer gastar energia, tudo o que requer esforço e, consequentemente, gastos de energia ele tentará impedir. Então você se questiona, como posso sair da zona de procrastinação ?
De acordo com Van Eerde:
a autoconsciência a respeito do problema é um bom ponto de partida para evitar a procrastinação, assim como para qualquer mudança de comportamento.
O segundo passo é superar a reação aversiva à tarefas, buscar tornar elas agradáveis e prazerosas. Ademais, Eu diria que é essencial dividir as tarefas em pequenas partes, por exemplo, ao tentar realizar a leitura de um livro que possui 500 páginas seu cérebro tentará impedi-lo, pois 500 páginas exigirão muito esforço e consequentemente gasto de energia, pois é algo complexo que demanda bastante tempo, entretanto se você definir como meta ler 5 páginas por dia, a tarefa se tornará mais fácil, ou seja, deixara de ser entendida pelo nosso cérebro como algo complexo e cansativo.
Em decorrência disso, temos que a procrastinação pode afetar a vida pessoal, acadêmica e profissional. Sabemos que ter autocontrole é um trabalho árduo, mas depende exclusivamente de você torná-lo possível, lembre-se que sempre podemos evoluir e definir novos formatos para nossas vidas e assim uma nova história escrever.
Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 210 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!
Referâncias
https://www.dicio.com.br/procrastinando/. acesso em : 19 dez. 2020
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/56110/000858433.pdf?sequence=1&isAllowed=y . acesso em : 19 dez. 2020