Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que rouba a sua liberdade?

O que rouba a sua liberdade?
CRISTINA MARCIA SORIANO VELOSO ANDREACCI
fev. 23 - 2 min de leitura
010

Havia na Pérsia um homem que ocupava um alto escalão na corte. Ele era responsável por registrar tudo que o rei fazia, sendo seu escriba.Tinha uma vida estável para ele e sua família.

Mas as coisas mudaram e muitos estrangeiros precisaram retornar ao seus países de origem. Entre eles estava Esdras, o escriba. Esdras era de origem sacerdotal e precisou voltar à terra de seus pais que estava sendo destruída.

Uma mudança radical o aguardava nesse retorno. Era um grande desafio e ao mesmo tempo uma oportunidade. Na Pérsia, os ganhos financeiros eram muito melhores, mas a satisfação de fazer o que se ama e poder viver disso, não estava lá.

Ao perder a estabilidade que tinha como escriba e ver sua condição financeira rebaixada com a volta para sua terra de origem, Esdras viu este obstáculo como uma oportunidade de demonstrar o seu talento.

O que ele fez diante desse desafio ? 

Preparou o coração e buscou qualificar-se ainda mais para sua nova atividade. Muitos sacerdotes voltaram, mas ele foi um dos poucos que se destacaram pelo conhecimento e preparo. Com isso, conquistou o respeito das lideranças locais e tomou medidas que outros não tiveram coragem para fazer.

Esdras foi protagonista do cânon hebraico e presidiu a sinagoga criada por Neemias em 410 a.C com 120 membros e que influenciou a formação do atual parlamento israelense, entre outros destaques na história que só foram possíveis devido as suas decisões de como reagir às dificuldades.

Seu estável e bem remunerado trabalho na Pérsia, jamais teria dado a ele a oportunidade de ter entrado para história de preservação de um povo. Ele apenas teria registrado a história de outro.

Aquele que se apequena diante de mudanças que podem diminuir sua condição econômica ou social tende a ficar deprimido e buscar justificativas para o futuro fracasso, em vez de alternativas e preparo para uma nova situação. É preciso reagir!

A medicina está mudando, diversificando e inovando. É um grande desafio se adaptar a essas transformações, mas ao mesmo tempo é uma excelente chance de construir um novo futuro. Aproveite cada oportunidade que estiver de acordo com seus valores e propósitos. Este novo conhecimento o tornará livre!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você