Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que um médico deve ser?

O que um médico deve ser?
Fernando Carbonieri
mai. 14 - 2 min de leitura
000

O que um médico deve ser?

Vídeo comemorativo dos 100 anos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná é uma aula que demonstra o que o  médico deve ser.

Sou de Curitiba, casa da UFPR. Cursei medicina na Faculdade Evangélica do Paraná, mas nem por isso posso deixar de reconhecer o valor que a faculdade de medicina da UFPR imprimiu em todos na cidade, paraná e país.

Mais do que valorizar a faculdade em sí, o vídeo acima demonstra os valores que todo médico deve carregar consigo. Somos profissionais de pessoas. Estamos com elas em todos os momentos da vida. Da alegria do nascimento à angustia da morte.

Este exemplo da UFPR deve ser vigiado, para assim valorizarmos aquilo que é bom na medicina. Mostra ainda, como as faculdades de medicina devem ser construídas, quais são os instrumentos que formam um médico, quais são os valores que uma escola deve transmitir a seus alunos e, principalmente, mostra que a boa faculdade é construída através da tradição e dos mestres comprometidos com as instituições.

Essa história, demonstra exatamente como era e como é o ensino médico atual. Que tipo de médico a faculdade deve formar. O papel crucial da pesquisa na formação médica. Qual é o papel de um bom hospital escola nesse processo.

Muitos de meus professores se formaram na UFPR, muitos deles, fizeram residencia no HC e muitos ainda pesquisam na instituição. Ou seja, não há como falar de medicina no paraná, sem falar na faculdade de medicina da UFPR.

O Academia Médica parabeniza a todos que participaram e constroem a medicina paranaense. São os valores que iniciaram na UFPR que norteiam a boa medicina que o Paraná propaga para o país.

E fica a pergunta - O que um médico deve ser?

Humano!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você