{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Os médicos são negligentes com sua própria saúde?
[editar artigo]

Os médicos são negligentes com sua própria saúde?

Os médicos são negligentes com sua própria saúde?

Sabemos muito bem indicar os melhores métodos de prevenção para nossos pacientes. Eles, por sua vez, escolhem ou não utilizar os meios sugeridos em sua vida. Mais que isso, muitas vezes estes pacientes não possuem dinheiro para realizarem a ação proposta.

Acreditamos que os motivos que levam os pacientes a se engajarem ou não em um tratamento não sejam os mesmos que os dos médicos. Quando somos nós os que tem que adotar algum fator preventor em nossas vidas, será que o fazemos?

Isso foi objeto de estudo da Dra. Kátia Sheylla Malta Purim e da então acadêmica do 6º ano da Cerlei Fátima Franzoi. Publicado recentemente pela Revista do Médico Residente, o estudo visou entender os "Hábitos solares e fotoproteção de médicos".

Hábitos solares e foto proteção de médicos

 

Como sabemos, O comportamento de foto proteção sistemática e o diagnóstico precoce são essenciais para reduzir danos e agravos decorrentes de canceres cutâneos. O objetivo do estudo delas foi o de conhecer hábitos de exposição e proteção solar de médicos de Curitiba-PR.

Foram avaliados os hábitos de exposição e proteção solar, abordando aspectos sociodemográficos e profissionais, foto proteção diária, histórico pessoal e familiar de câncer cutâneo. Análise estatística descritiva.

Dos 150 médicos abordados no estudo 81% declararam ter sofrido queimaduras solares durante a vida. Apenas 46% deles relataram utilizar protetores solares diariamente. Eles preferem se expor ao sol nos horários indicados e utilizar roupas e outros acessórios como meio principal de proteção solar.

Como conclusão, no grupo de estudo [Médicos brasileiros], identificou-se exposição solar desprotegida e foto proteção diária irregular. Segundo as pesquisadoras, há necessidade de aprimorar as medidas preventivas nesta categoria profissional formadora de opinião na comunidade.

Leia o artigo na íntegra AQUI e deixe sua opinião logo abaixo.

O tema deste debate é a negligência do Médico com sua própria saúde.

Academia Médica

Academia Médica

Página da redação do Academia Médica para noticiar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar