Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Paciente com câncer é a primeira vítima fatal da Varíola dos Macacos no Brasil

Paciente com câncer é a primeira vítima fatal da Varíola dos Macacos no Brasil
Academia Médica
jul. 29 - 2 min de leitura
000

Um homem de 41 anos de idade, que possuía outras comorbidades, inclusive câncer, morreu de choque séptico agravado pela varíola dos macacos. O caso ocorreu em um hospital público de Belo Horizonte, em Minas Gerais e foi confirmado pelo Ministério da Saúde nesta sexta feira (29).

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais ressaltou que o paciente tinha outras comorbidades que agravaram o caso de varíola e culminou em sua morte. Conforme o informado pela Secretaria, além desse caso, há mais 130 casos em investigação no Estado de Minas Gerais. Além disso, em relação a transmissão da doença no estado, apenas na cidade de Belo Horizonte foi registrado um caso de transmissão comunitária. 

Segundo o Ministério da Saúde, até a tarde de ontem (28), o Brasil confirmou 978 casos da varíola dos macacos, sendo que a sua maioria se concentra no estado de São Paulo, com 744 casos, seguido do Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44) e em quarta posição o Paraná com 189 casos. 

As autoridades ressaltaram que o quadro clínico da varíola dos macacos costuma ser leve, entretanto, em pacientes imunossuprimidos com HIV/Aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade, há maior chance de agravamento e complicação do caso.

Quer saber mais sobre a varíola dos macacos?

Assista  o nosso podcast Troca de Plantão, nele, os médicos Hugo Boechat, Newton Nunes e Messias Mendonça explicaram tudo o que a ciência já sabe sobre os sintomas característicos da doença, as formas de transmissão da varíola, as complicações secundárias, riscos, comparações com a varíola comum e aspectos sexuais.

Assista ao Troca de Plantão e siga a Academia Médica no youtube:

 Ouça também nos tocadores:

Artigos relacionados

Ministério da Saúde orienta equipes sobre atendimento primário a casos de monkeypox

OMS emite alerta sobre doações de sangue por pessoas infectadas pela varíola dos macacos

Pesquisadores acreditam que sêmen pode ser veículo para infecção por varíola dos macacos

Referência 

SAÚDE CONFIRMA PRIMEIRA MORTE RELACIONADA À VARÍOLA DOS MACACOS. Agência Brasil, 29 jul. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-07/saude-confirma-primeira-morte-relacionada-variola-dos-macacos. Acesso em: 29 jul. 2022.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você