Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Pacientes com hipertensão grave devem evitar excesso de café

  Pacientes com hipertensão grave devem evitar excesso de café
Academia Médica
jan. 24 - 3 min de leitura
000

Beber duas ou mais xícaras de café por dia pode dobrar o risco de morte por doença cardiovascular entre pessoas com pressão alta grave (160/100 mm Hg ou superior). A informação está presente em uma pesquisa  publicada no Journal of the American Heart Association.

O estudo incluiu cerca de 6.570 homens e 12.000 mulheres, com idades entre 40 e 79 anos. Eles foram selecionados do Japan Collaborative Cohort Study for Evaluation of Cancer Risk, um grande estudo prospectivo estabelecido entre 1988 e 1990 com adultos que vivem em 45 comunidades japonesas. Os participantes forneceram dados por meio de exames de saúde e questionários autoaplicáveis ​​que avaliaram estilo de vida, dieta e histórico médico. 

Durante quase dezenove anos de acompanhamento (até 2009), foram documentadas 842 mortes relacionadas a problemas cardiovasculares. Descobriu-se que as pessoas com consumo mais frequente de café eram mais jovens e tinham maior propensão a serem fumantes atuais, usuários de bebidas alcoólicas, comer menos vegetais, ter níveis de colesterol total mais altos e pressão arterial sistólica mais baixa, independentemente da categoria de pressão arterial. 

Em contraste, o estudo descobriu que uma xícara de café e o consumo diário de chá verde não aumentavam o risco de morte relacionado a doenças cardiovasculares em qualquer medição da pressão arterial, embora ambas as bebidas contenham cafeína. De acordo com o Food and Drug Administration (FDA), uma xícara de chá verde ou preto ( 236 ml ) tem de 30 a 50 mg de cafeína. Já uma xícara de café tem cerca de 80 a 100 mg. 

Os benefícios do chá verde podem ser explicados pela presença de polifenóis, que são micronutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias saudáveis ​​encontradas nas plantas. Os pesquisadores observaram que os polifenóis podem ser parte da razão pela qual apenas o consumo de café foi associado a um risco aumentado de morte em pessoas com pressão alta grave, apesar de o chá verde e o café conterem cafeína. 

A pesquisa tem como limitações o fato de que o consumo de café e chá foi autorrelatado; a pressão arterial foi medida uma única vez, o que não levou em conta as mudanças ao longo do tempo; e o fato de que, por ser um estudo observacional, não foi possível estabelecer uma conexão direta de causa e efeito entre o consumo de café e o risco de doenças cardiovasculares entre pessoas com hipertensão arterial grave. 

Segundo os pesquisadores, novos estudos são necessários para saber mais sobre os efeitos do consumo de café e chá verde em pessoas com pressão alta e para confirmar os efeitos do consumo dos produtos em outros países. 

Referência: 

Teramoto M, Yamagishi K, Muraki I, et al. Coffee and green tea consumption and cardiovascular disease mortality among people with and without hypertension. J Am Heart Assoc. 2022;11:e026477. 

Leia também:

Puro ou adoçado? Estudo indica que tomar entre 2 e 4 xícaras de café ao dia pode diminuir a mortalidade

Boas notícias para os apreciadores de café

O cafezinho nosso de cada dia




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você