Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

"Passaporte da Gravidez" é lançado pela Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO)

"Passaporte da Gravidez" é lançado pela Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO)
Academia Médica
ago. 2 - 5 min de leitura
000

A Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), uma aliança composta por uma rede de sociedades de ginecologia e obstetrícia a nível global é uma força propulsora para a melhoria dos cuidados de saúde e do bem-estar das mulheres. Esta federação, reúne mais de 130 sociedades membros dispersas por cinco regiões, e se dedicada a reduzir as disparidades nos cuidados de saúde e a impulsionar os avanços na obstetrícia e na ginecologia em nível mundial.

A organização lidera iniciativas com foco principal  na proteção e promoção da saúde e dos direitos das mulheres e meninas, especialmente em regiões desfavorecidas como a África Subsaariana e o Sudeste Asiático. A FIGO fundamenta seu trabalho em quatro pilares essenciais como: educação, implementação de pesquisas, advocacia e capacitação. Sob esses pilares, a FIGO apoia o desenvolvimento e fortalecimento das sociedades membros, incentivando a colaboração mútua para maximizar o impacto positivo na vida das mulheres e meninas.

Recentemente, o Comitê da FIGO focado no Impacto da Gravidez na Saúde a Longo Prazo introduziu um recurso inovador: o "Passaporte da Gravidez FIGO". Publicado em 24 de julho de 2023 no  International Journal of Gynecology & Obstetrics, no editorial intitulado "FIGO pregnancy passport: A useful tool for women and their healthcare providers on health risks following pregnancy complications", este passaporte se destina a prestar assistência a mulheres que possuem fatores de risco para doenças cardiometabólicas, sejam esses riscos anteriores à gravidez ou provocados por ela.

O "Passaporte da Gravidez FIGO" tem a dupla função de identificar e gerenciar possíveis problemas de saúde e de conscientizar as mulheres sobre as repercussões que as complicações da gravidez podem ter na sua saúde a longo prazo. Esta ferramenta única permite que as mulheres documentem seu histórico médico, informações sobre a gravidez e riscos cardiometabólicos associados, fornecendo informações preciosas para a implementação de intervenções apropriadas.

Segundo pesquisas realizadas pela FIGO, a gravidez é considerada um "teste de estresse fisiológico" que tem o potencial de descobrir doenças que já existem ou estão ocultas, as quais podem se manifestar mais tarde na vida da mulher. As complicações que surgem durante a gravidez, como distúrbios hipertensivos e diabetes gestacional, funcionam como um sinal de alerta para problemas de saúde futuros, realçando a relevância do "Passaporte da Gravidez" para a organização dos cuidados após o parto.

A publicação sobre o "Passaporte da Gravidez", ainda ressalta que as mulheres que tiveram tais complicações correm um risco significativamente maior de desenvolver doenças cardiovasculares, doença renal crônica e diabetes tipo 2 mais tarde na vida, requerendo um seguimento e intervenção contínuos após o parto. O cuidado no período pós-parto é vital para todas as mulheres, no entanto, frequentemente é negligenciado, mesmo em países mais ricos, realçando a importância deste passaporte.

O passaporte,  tem o papel fundamental de aumentar a consciência sobre os riscos cardiovasculares, incentivando as mulheres a práticas de medidas preventivas, além de promover uma comunicação eficiente e um cuidado personalizado entre médicos e pacientes. Isto é de suma importância, uma vez que, apesar das recomendações para acompanhamento pós-parto, a adesão a essas consultas costuma ser baixa.

Em resumo, a FIGO como um proponente ativo da saúde das mulheres em um cenário global, promove uma abordagem baseada em direitos humanos para os cuidados de saúde e luta pela igualdade de gênero em todos os aspectos. A estratégia do "Passaporte da Gravidez" evidencia o compromisso contínuo da FIGO em fornecer soluções práticas para aprimorar a adesão aos cuidados pós-parto e, por fim, melhorar a saúde das mulheres a longo prazo.

Para aprofundar seu conhecimento sobre a FIGO, seus projetos e sobre o "Passaporte da Gravidez", acesse:


Leia também: 


Referências: 







Denunciar publicação
    000

    Indicados para você